Notícias

ANEC realizou atos pela paz na Ucrânia

25/03/2022
Por  ANEC Comunicação

As ações do projeto ‘Diálogos pela Paz’ ocorrerão ao longo da semana com o objetivo de sensibilizar atores políticos e agentes públicos sobre a situação da guerra e os prejuízos humanitários e educacionais

 As imagens de barbárie, destruição e sofrimento que correm o mundo, desde o início da guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, tem causado perplexidade e preocupação em toda a comunidade internacional. Com o objetivo de sensibilizar agentes políticos, estudantes, educadores e comunidades escolares/universitárias sobre a importância da cultura da paz, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) iniciou no dia 23 de março o projeto ‘Diálogos pela Paz’.

A primeira atividade do projeto foi um Encontro virtual para discutir o impacto da guerra no ambiente educacional. A atividade será transmitida por meio do canal do Youtube da ANEC , no dia 23/3. Também no mesmo canal, no dia 24, foi realizado um Ato Ecumênico de Oração pela Paz na Ucrânia e na Rússia. Na ocasião, foi assinado um “Manifesto pela Educação e Pela Paz”. Além disso, cerca de 100 instituições, entre escolas, universidades e parceiros, também puderam participar do projeto por meio da ação ‘5 Minutos pela Paz’, que ocorreu nesta sexta (25/3). A atividade é um convite para que as instituições promovam um minuto de silêncio com estudantes, colaboradores e a equipe pedagógica, em homenagem às vítimas da guerra e, em seguida, uma prece pela paz.

“Uma educação para a paz, humanista e solidária não produz guerras e não admite os últimos acontecimentos neste país que está sendo devastado. Por essas razões, a ANEC deseja mobilizar a sociedade brasileira, os representantes do poder público, as comunidades de fé e todos(as) aqueles(as) que acreditam que é preciso uma ‘aldeia inteira’ para se educar, na promoção de ações concretas pela cultura de paz, atendendo assim, ao chamado Pacto Educativo”, destaca o Diretor-Presidente da ANEC, Padre João Batista.

Para ter acesso à prece e ao Manifesto, além de todo o material do projeto, acesse: https://anec.org.br/acao/dialogos-pela-paz/

Encontro Virtual

Ato Ecumênico


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”