Notícias

ANEC participa do lançamento do curso on-line ‘Alfabetização Baseada na Ciência

09/12/2020
Por  Fabiana Deflon

Na terça-feira (8/12), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) participou do lançamento do curso on-line ‘Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). O Ministério da Educação (MEC) traz o curso com uma proposta de ofertar uma qualificação de nível internacional aos profissionais da alfabetização, aliando a teoria e a prática. A iniciativa é parte do Tempo de Aprender, programa de alfabetização escolar, e foi viabilizada por meio de uma cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

A cerimônia ocorreu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do presidente da CAPES, Benedito Aguiar, do Secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim e do Diretor de Educação Básica da CAPES, Carlos Lenuzza.

O Prof. Carlos Lenuzza (Diretor de Educação Básica da CAPES) ressaltou o papel da CAPES no projeto, que faz parte do Eixo 1 (Formação de Professores da Educação Básica) e que a CAPES apoia o Curso. Destacou outros programas já realizados no âmbito da CAPES, tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) PBID e o Programa Residência Pedagógica. Destacou que nesse primeiro momento o curso será a Distância, posteriormente, terá uma etapa do curso que terá professores em Portugal e que estes professores que forem a Portugal retornaram ao Brasil com o compromisso de serem multiplicadores dos conteúdos aprendidos.

Prof. Benedito Aguiar (Presidente da CAPES) destaca o curso é uma das maiores iniciativas relacionadas a alfabetização das crianças. Destacou que o conhecimento adquirido poderá ser utilizado em outras áreas, como alfabetização de jovens e adultos, por exemplo. Ressaltou que o MEC utilizará todo o argumento científico envolvido para erradicar o analfabetismo.

Carlos Nadalim (Secretário de Alfabetização do MEC), destacou os resultados de Portugal no âmbito da Educação e em avaliações internacionais.

Falou sobre o papel de cada um dos pareceiros, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, ficou responsável pelos conteúdos, o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto (IPP) ficou responsável pela sistematização dos programas práticos e a Universidade Aberta de Portugal (UAb)– responsável pelo AVA MEC. Destacou que com o curso online aumentará o alcance da atividade.
Na sequencia o Ministro da Educação Milton Ribeiro agradece o empenho de todos os envolvidos e a importância da alfabetização. Ressaltou que essas medidas com certeza trarão resultados positivos.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”