Notícias

ANEC PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DA CNBB E CRB

09/12/2020
Por  ANEC Comunicação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguraram nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) participou da inauguração representada pela vice-presidente, Ir. Adair Sberga. O escritório vai auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Ao abençoar o espaço, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, disse desejar que a iniciativa brilhe, como o candeeiro, e que sua luz, pela união dos esforços, ganhe força no combate à toda forma de violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis. “A luz pela solidariedade ganhará força”, acentuou.

Dom Joel fez referência ao quadro na parede do escritório com imagem de Nossa Senhora cuidando do menino Jesus. Segundo o bispo, a imagem remete à Igreja e às iniciativas e passos firmes e concretos de cuidado e proteção de crianças que a instituição vem adotando.

Além da ANEC, o evento contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CPJB).

Prevenção, proteção e orientação

 

A presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro, destacou o empenho da entidade que há mais de 12 anos atua na causa do enfrentamento da violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis no âmbito religioso à luz do magistério da Igreja.  Segundo ela, o Núcleo Lux Mundi  tem a missão de trabalhar em três frentes: prevenção, proteção e orientação às dioceses, congregações e organismos religiosos na implementação do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi”.

A vice-presidente da ANEC, Ir Adair Sberga, aproveitou a oportunidade para destacar “a necessidade de um espaço como esse para atuar no cuidado, na articulação e no incentivo à promoção de políticas de proteção das crianças e adolescentes indefesos. A ANEC se une em oração e se coloca à disposição da CRB e da CNBB, mais uma vez, para a realização deste trabalho tão importante que necessita de forças de todos os âmbitos. Estamos em comunhão com essa causa, destacou.

Uma celebração na sede da CNBB encerrou a solenidade de inauguração do Núcleo Lux Mundi e marcou a solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Na tarde da terça-feira, 8 de dezembro, a equipe de coordenação do projeto reuniu-se com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, com a presidente da CRB, Ir. Maria Inês Ribeiro e Ir. Maria Luiza da Silva para traçar os primeiros passos e definir como encaminhará o planejamento do trabalho.

 

Fonte de colaboração: Assessoria de Comunicação CNBB

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”