Notícias

ANEC participa de reunião com o INEP

12/04/2021
Por  Fabiana Deflon

Na última sexta-feira, 9/4, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) participou da reunião com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre as avaliações in loco virtuais, bem como, o CENSO da Educação Superior.

A ANEC foi representada pela Profa. Fabiana Deflon, Gerente da Câmara de Ensino Superior da ANEC. Participaram ainda da reunião o Presidente do INEP, Danilo Dupas Ribeiro,  Diretor de Avaliação da Educação Superior, Luís Filipe de Miranda Grochocki, e Diretoria de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio.

A pauta trouxe dois temas de extrema relevância que impactam muito tanto com relação a organização interna da IES com relação aos processos e procedimentos, e conseguinte as questões regulatórias, como os insumos e políticas educacionais que são subsidiados pelo CENSO Educação Superior.

O tema iniciado foram as avaliações in loco que poderão em alguns casos ser virtualizada, o que ainda será regulamentada por meio de uma portaria. O Diretor da DAES, Luís Miranda, destacou que a única questão que mudará é o meio por meio do qual a visita in loco ocorrerá, ou seja, a tecnologia utilizada, destacou que o instrumento de avaliação a ser utilizado, bem como, parâmetros, serão os mesmos.
Foi muito bem pontuado pelo Presidente do INEP Sr Danilo Dupas, que estão realizando testes, com as IES, Avaliadores, equipe técnica, todos acompanham e simularam por várias vezes o procedimentos com o monitoramento de uma vasta equipe técnica, para avaliar os procedimentos. A IES poderá optar pela visita física, esta dependerá das autoridades e condições sanitárias determinadas pelas autoridades locais ,bem como, as questões da malha aérea. O Presidente ressaltou que a Pandemia do COVID-19 paralisou por um ano as visitas, atualmente as comissões que são designadas são desmarcadas devido a malha área. Haverá a possibilidade em virtualizar as comissões já confirmadas.

Importante destacar que os Cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem seguirão com a avaliação in loco presencial. Acerca dos atos de permanência que estão sobrestados  há uma previsão pela retomada do fluxo outubro de 2021. A Gerente da Câmara de Ensino Superior, Profa. Fabiana Deflon, destaca as IES que quiserem celeridade em seus processos devem optar pela avaliação virtualizada, com certeza um grande avanço para o setor educacional.

Sobre o CENSO,  o Diretor de Estatísticas Educacionais – Sr. Carlos Eduardo Moreno Sampaio, destacou que o sistema está sendo aprimorado e nesta semana saíra o novo cronograma. Destacou que as IES não serão prejudicadas, todas as questões que o sistema apresentou estão sendo sanadas.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”