Notícias

ANEC e CNBB lançam subsídio para bênção em comemoração ao Dia do Educador

02/10/2023
Por  Gregory Rial

Para o Dia do Educador, celebrado em 15 de outubro, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e a Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão lançando um roteiro de bênção especial para os educadores. Com o tema deste ano, “Educar com o coração: testemunhar, formar, inspirar”, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel fundamental dos educadores na formação da sociedade.

A ANEC e a CNBB uniram esforços para disponibilizar um subsídio que permitirá que paróquias, comunidades, escolas e universidades dediquem um tempo para a oração em conjunto com os educadores, homenageando-os e agradecendo pelo seu trabalho incansável na promoção do conhecimento e no desenvolvimento integral dos alunos.

O Dia do Educador é uma data de grande importância para celebrar aqueles que dedicam suas vidas à educação e ao aprimoramento das futuras gerações. Neste ano, o tema escolhido, “Educar com o coração: testemunhar, formar, inspirar”, ressalta a importância de não apenas transmitir conhecimento, mas também de inspirar os estudantes, formando cidadãos comprometidos com valores éticos e morais.

O subsídio disponibilizado pela ANEC e CNBB é uma ferramenta para que as comunidades educativas e paroquiais organizem celebrações especiais em homenagem aos educadores. Este roteiro de bênção é flexível e adaptável a diferentes contextos e necessidades, permitindo que a celebração do Dia do Educador se torne verdadeiramente significativa e personalizada.

Como afirmou Gregory Rial, coordenador do Setor de Animação Pastoral da ANEC, “neste Dia do Educador, queremos expressar nossa profunda gratidão a todos os educadores que, com amor e dedicação, formam as mentes e os corações de nossos jovens. Que a bênção especial oferecida neste subsídio seja um símbolo do nosso reconhecimento pelo trabalho extraordinário que realizam.”

A ANEC e a CNBB estendem um convite a todas as instituições educacionais, paróquias e comunidades para adotarem este subsídio e dedicarem um momento especial à valorização e reconhecimento dos educadores. O profissional docente, muitas vezes subestimado na sociedade brasileira, desempenha um papel crucial, pois todos os demais profissionais dependem da educação que eles proporcionam. A bênção do educador é uma oportunidade de despertar a consciência coletiva e promover o devido reconhecimento e valorização dos professores, que contribuem significativamente para o desenvolvimento do país.

Para acessar o subsídio, clique aqui.

Missa do dia do Educador

Além do subsídio de bênção disponibilizado pela ANEC e CNBB, uma Missa especial em celebração ao Dia do Educador será realizada no dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h, na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, dom Denilson Geraldo, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília e da ANEC.

Esta Missa proporcionará um momento de reflexão e gratidão pela dedicação dos educadores, unindo a comunidade educativa e religiosa em uma ocasião única de reconhecimento a esses profissionais que desempenham um papel fundamental na sociedade.

Para participar da Missa online ou obter mais informações, acesse as redes sociais da Arquidiocese de Brasília e da ANEC.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”