Na terça-feira, dia 17 de maio, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu o Seminário do Novo Ensino Médio. O evento contou com o acompanhamento da ANEC, por meio da gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes, e recebeu parlamentares, especialistas e representantes de entidades educacionais para debater a reformulação da última etapa da educação básica. Sancionada em fevereiro de 2017, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do segmento. Com flexibilização da grade curricular e diferentes possibilidades de formação, o Novo Ensino Médio começou a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país em 2022. Especialistas apontam que a mudança foi aprovada sem amplo debate e participação da sociedade civil.
O Seminário do Novo Ensino Médio foi dividido em quatro painéis, que debateram temas, como itinerários formativos; flexibilização dos currículos, interdisciplinaridade, EaD, projeto de vida; implementação do novo modelo; e por fim, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
ANEC e as contribuições sobre o Novo Ensino Médio
Desde janeiro deste ano, um dos temas que vêm sendo acompanhados de perto pela ANEC é o Novo Ensino Médio (NEM). Por meio de pesquisa realizada com as associadas, a ANEC, em parceria com o GT Pedagógico Nacional, analisou todos os dados de implementação do NEM fornecidos pelas instituições de ensino e elaborou um estudo que mostra as fragilidades, mas também os avanços que foram alcançados com a implantação da nova matriz curricular nas escolas católicas de educação básica.
A análise da pesquisa produzida pela ANEC foi entregue ao secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), Maurício Holanda, por meio do 2° vice-presidente, Ir. Natalino Guilherme Souza, e da gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes. A ANEC foi a primeira entidade a oficializar a entrega de um documento com pesquisa qualitativa ao Ministério de Educação. O Inep também receberá o documento nos próximos dias, com o intuito de ter subsídio para as análises que vêm sendo realizadas sobre o tema.
Além da entrega da documentação, a ANEC está responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho Temporário (GTT) do Novo Ensino Médio, representada por Roberta Guedes, cuja etapa atual está em recolher os documentos dos órgãos regulatórios de educação que tratam sobre o tema para que sejam consolidados e apresentados em plenária do Fórum Nacional de Educação.
“O nosso intuito é contribuir para as reflexões sobre o Novo Ensino Médio, propondo ações de melhoria ao modelo vigente”, comenta a gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes.
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