Notícias

3º Dia: Necessidade da constante formação de professores é pauta do terceiro dia da Jornada de Educação ANEC

12/08/2021
Por  Jackeline Nascimento

As boas vindas aos educadores no terceiro dia da Jornada de Educação ANEC foram feitas pelo Ir. Iranilson Correia de Lima, membro do Conselho Superior ANEC. Ao agradecer pela vocação da docência, o Coordenador do Serviço de Animação Pastoral, Gregory Rial, coordenou o momento de espiritualidade inicial do encontro. A formação docente e a prática cotidiana continuaram sendo debatidas no terceiro dia de evento. 

A Professora Glaucimara Baraldi, coordenadora pedagógica do Colégio Hebráico Renascença, deu foco aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Para ela, é muito importante ser debatido a formação de docentes no atual momento em que o papel das escolas e dos educadores tem sido evidenciado. Além do saber técnico, que dá ao professor capacidade de criar as estratégias que geram a aprendizagem, é necessário também educar para a autonomia e para o protagonismo, tendo conhecimento dos recursos tecnológicos e metodologias ativas.

Para a especialista, é importante preparar o docente para lidar com o erro e com o risco. “Não aproveitamos o erro como algo que pode gerar novos aprendizados. Muitas vezes impedimos o aluno de criar a partir da falha. O erro pode ser motivo de aperfeiçoamento, melhoria e criatividade.”, afirmou. Neste contexto, a professora fez uma análise com a presença do empreendedorismo na BNCC do Ensino Médio na forma de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. “Os discentes precisam desenvolver um “jogo de cintura” para se arriscarem quando estiverem no mercado de trabalho. Para isso é necessário ter resiliência e saber lidar com riscos”, trouxe Baraldi.

A BNCC do Ensino Médio está fundamentada nas áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens. De acordo com a pedagoga, a ideia de uma formação em rede não deve ser focada apenas nas disciplinas de forma individualizada, mas em um conhecimento que garanta a profundidade específica e também o diálogo interdisciplinar. “Os cursos de licenciatura precisam pensar além com diálogos entre as diferentes áreas do conhecimento. Isto exige um debate entre os profissionais”.

Durante toda sua apresentação, a professora Glaucimara, trouxe reflexões para colaborar com a formação de educadores e entender como é o processo de aprendizagem de um estudante. Recursos como a neurociência podem se tornar valiosos para pensar em uma aula que cative o jovem. Outro ponto abordado foi o desenvolvimento de habilidades emocionais (autocontrole, pensamento crítico, colaboração, etc) por parte dos profissionais de educação para que eles próprios possam trabalhar essas habilidades com seus alunos.

Ao finalizar, ela explicou a importância do professor transcender o conteúdo da sala de aula e ter também conhecimento de mundo. Saber o que está acontecendo culturalmente e o que é notícia para que possa ter diálogo com os jovens. O estudante precisa se identificar com a fala feita em sala de aula e se sentir acolhido com o conteúdo. “O professor é um profissional que deve estar em permanente formação”, encerrou.

Houve também uma partilha pedagógica de experiências educacionais. A professora Graciele Gonzaga do Colégio Santa Maria Minas Betim, trouxe o trabalho feito através das possibilidades de leitura e de escrita em uma plataforma de leitura digital. Os alunos fizeram as indicações de leitura que alimentaram a criação  de murais digitais com suas sugestões. Através da atividade, a instituição conseguiu oportunizar uma aula remota mais significativa para o estudante. 

A segunda apresentação foi feita pela professora de Ensino Religioso do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, Aline Pereira Machado. O projeto “Entra Na Roda” foi criado a partir da Campanha da Fraternidade 2021. No trabalho houve a troca virtual entre os alunos da escola e um refugiado venezuelano. Diversas disciplinas da grade curricular abordaram o tema de sua própria maneira e, ao fim, os jovens fizeram uma live para contar suas experiências durante o projeto. 

A Jornada da Educação 2021 será realizada até o dia 12 de agosto. A programação pode ser encontrada no link: https://bit.ly/JornadaEducacao2021


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”