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1º Dia: Jornada da Educação 2021 é iniciada com foco na Educação Infantil

10/08/2021
Por  Jackeline Nascimento

A Jornada da Educação 2021 realizada pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) teve início na noite desta segunda-feira (9/8). O primeiro dia de evento abordou a formação de professores da Educação Infantil com o apoio da FTD Educação. O encontro começou com a fala de abertura do Diretor Presidente ANEC, Pe. João Batista. O religioso deu as boas-vindas aos participantes e frisou a importância da Educação Básica. “Estamos presente em mais de 900 municípios prioritariamente neste segmento. Sem Educação Básica, não existe Ensino Superior de qualidade”, afirmou. O momento de espiritualidade contou com a participação do Colégio Imaculada da Conceição de Cáceres (MT).

A pedagoga, Professora Marta Regina da Costa, foi a convidada para abrir as apresentações. Abordou a formação de profissionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. A reflexão trazida pela Professora Marta buscou debater a relação professor-criança e as implicações para a formação e o trabalho docente. “A docência na Educação Infantil tem uma singularidade que se distingue de outras etapas da Educação Básica. É uma educação que está entre o cuidar e o educar. Por isso, a formação desse profissional é tão específica”, afirma a especialista.

As relações desiguais, frutos da clássica imagem de relações pedagógicas cristalizadas e tradicionais foram abordadas pela educadora. Para professora Marta, é importante escutar a criança no espaço escolar, aprender junto com ela e permitir que tenha seus questionamentos que são reflexos de curiosidade e criatividade. O diálogo é indicativo de respeito ao aluno. “Quando o professor está aberto a escutar o aluno, ele diminui o uso do controle”, explica. A escola foi apresentada como um espaço de acolhimento e construção de conhecimento.

As crianças são atores sociais e fazem parte de uma rede de relações que vai além da família e da instituição de ensino. Elas são capazes de produzir mudanças nos sistemas que estão inseridas, inclusive em cenários sociais, políticos e culturais. De acordo com a Convenção dos Direitos da Criança, de 1989, o direito de participação deve ser concedido aos pequenos, mas, de acordo com Marta, é o direito que menos há progresso. “É urgente a necessidade de envolver a sociedade em um processo de aprendizagem que reveja a relação assimétrica entre adultos e crianças e permitindo um compartilhamento de divisão de poder e negociação”, comentou.

O processo de escuta que possibilita a participação infantil é capaz de dar voz à criança, promovendo reciprocidade na relação com o adulto. A escuta deve ser realizada de forma atenta e sensível permitindo que pais, professores e equipe escolar estejam em diálogo para pensar o sentido e a importância da escola na infância.

De acordo com a especialista, a forma de pensar e conceber a formação e o trabalho docente é fundamental para que se possa garantir uma Educação Infantil de qualidade em que haja respeito e escuta. “O professor deve sempre observar os interesses, as necessidades dos estudantes. O trabalho de educação com qualidade deve possibilitar o protagonismo, a participação infantil no processo educativo”, lembra.

Professora Marta finalizou sua apresentação comentando as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil, mencionando que elas devem propor romper com a fragmentação, defendendo um projeto pedagógico articulado com experiências de vida, diferentes linguagens das crianças, criando contextos lúdicos que possibilitem a participação, a criação e a manifestação dos interesses infantis.

A ANEC realizou a seleção de alguns trabalhos que serão apresentados ao fim de cada palestra para complementar o debate sobre a Educação Infantil como exemplos de boas práticas. A professora Ana Paula Gaspar Melim, da Universidade Católica Dom Bosco, apresentou a contação de histórias na Educação Infantil realizada na prática de extensão do projeto “Labinter”, que reforça os aspectos sociais e cognitivos, reforçando as intenções educativas e de aprendizagem da criança e de seu desenvolvimento. O professor Eduardo Christello, do Colégio Divino Coração de Alegrete (RS), também compartilhou seu trabalho de pastoral no projeto “Música e Cafuné”, em que a pastoral participou, através da música, durante os encontros das aulas virtuais.

A Jornada da Educação 2021 será realizada até o dia 12 de agosto. A programação pode ser encontrada no link: https://bit.ly/JornadaEducacao2021


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