Campanha da Fraternidade 2024

Campanha da Fraternidade 2024

Tema: Fraternidade e Amizade Social

Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23, 8)

Vivemos em um país polarizado, intolerante e violento que reflete uma sociedade composta por pessoas amedrontadas, cansadas e suscetíveis a discursos fundamentalistas e radicais. Esta realidade se manifesta no cotidiano de todos nós quando lidamos com rupturas familiares, conflitos entre amigos, violências digitais, simbólicas, verbais e físicas por causa de posicionamentos políticos ou religiosos. A Campanha da Fraternidade 2024 aborda esta situação a partir de uma reflexão profunda iluminada pela Palavra de Deus. O objetivo central é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.

CF 2024 e a educação

A Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024) propõe uma reflexão profunda sobre a inimizade social presente na sociedade brasileira contemporânea, evidenciando suas raízes na falta de educação, marcada pelo desconhecimento do outro, escasso repertório cultural, e poucos contatos com a diversidade de pensamento. A campanha destaca os desafios gerados pelo contato indiscriminado com conteúdos nas redes sociais, alertando para a desinformação e ódio propagados, especialmente entre crianças, jovens e adultos. Ao analisar décadas de modelos educativos bancários e transmissionistas, a CF 2024 ressalta a necessidade de superar uma geração com pouco apreço pela diversidade, escassas habilidades socioemocionais e dificuldades de aprendizado. Diante desse panorama, a proposta da CF 2024 convoca à adoção de uma pedagogia da tolerância, fundamentada no conhecimento e reconhecimento do outro, na valorização da pluralidade e diversidade culturais, na habilidade de se comunicar assertivamente, e no desenvolvimento do senso crítico para formar o discernimento acerca do que é bom, verdadeiro e belo.

Objetivos da CF 2024

Objetivo Geral

DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos!

Objetivos específicos

  1. ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
  2. COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
  3. IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
  4. REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
  5. ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
  6. APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
  7. CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
  8. ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
  9. INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Explicação do cartaz da CF 2024

  1. O Tema: “Fraternidade e Amizade Social”, bem no alto do. cartaz, recorda que este é o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2024, pela qual seremos convidados a transformar a divisão em fraternidade; a substituir a indiferença e o ódio por amizade social;
  2. O Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) é a presença da Palavra de Deus, iluminadora da realidade em que vivemos e desafiadora da nossa conversão. Se, de fato, nos reconhecermos como somos, ou seja, como irmãos e irmãs de todos, certamente viveremos entre nós a fraternidade e a amizade social
  3. A casa: é o ambiente geral do cartaz. Casa, que é referência ao lar, onde gostamos de acolher os irmãos e amigos para a partilha do alimento e da vida. Casa, que é referência à Igreja, Casa de Deus que Ele quis estabelecer entre os seres humanos, para nos acolher, alimentar e celebrar nossa vida na sua. Casa, que é, enfim, referência à Terra, nossa Casa Comum, da qual devemos cuidar com responsabilidade fraterna em vista das gerações presente e futuras;
  4. A mesa: à mesa gostamos de estar sempre rodeados de amigos, partilhando alimento, a bebida, boas risadas e a vida concreta como ela é. A mesa remete também ao Sacramento da amizade de Deus conosco e de nós todos com Ele, pois Ele quis que celebrássemos essa amizade redentora ao redor de uma Mesa, com pão, vinho e fraternidade;
  5. As diversas personagens: Cada uma com suas singularidades – etnias, condições físicas, idades etc. — todas se apoiam alegremente, dando expressão à fraternidade e à amizade social;
  6. As janelas: As janelas abrem a cena para o mundo, para a realidade rural e urbana, especialmente para aqueles que estão privados da mesa de todos, da mesa da fraternidade e da amizade social. Abrem inclusive para o ambiente socio- ambiental, para a Criação.
  7. O Papa com sua bengala: Francisco, assumindo suas limitações, é aquele que propõe para o mundo o tema da amizade social como absolutamente necessário para a nossa subsistência como seres humanos. A amizade social é dom de Deus e tarefa nossa. Com seu amor fraternal, Francisco está sempre disposto a participar da nossa vida e ajudar-nos a construir pontes onde quer que estejamos;
  8. A cruz de Dom Helder: presenteada a todos os Bispos presentes no 180 Congresso Eucaristico Nacional, em Olinda e Recife- PE, no mês de novembro de 2022, a cruz de Dom Helder, pendurada ao pescoço do Papa Francisco, nos recorda das semelhanças entre esses dois grandes homens de Deus e da nossa história. Recorda-nos também de que, há 60 anos a CF era celebrada e vivenciada pela primeira vez em âmbito nacional. Embora tenha sido criada por Dom Eugênio Sales, na Arquidiocese de Natal – RN, foi Dom Helder, então Secretário-Geral da CNBB, que envidou os esforços necessários para torná-la nacional, assumida por todas as Igrejas Locais do nosso imenso Brasil;
  9. Os alimentos: Típicos da dieta mediterrânica, os alimentos que estão sobre a mesa recordam as refeições de Jesus. Foram muitas! Foram muito significativas! Foram ímpares! Cinco pães e dois peixes, o fruto da videira, o azeite, a romã e o cálice de vinho recordam a sua presença em meio à comunidade, fazendo da fraternidade a expressão da sua memória;
  10. A coleta: por fim, o cartaz apresenta o convite à Coleta Nacional da Solidariedade, que acontecerá em 2024, no dia  24 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A Coleta Nacional da Solidariedade gera o Fundo Diocesano e o Fundo Nacional de Solidariedade que, com todos os seus recursos, socorre centenas de projetos sociais por todo o Brasil, especialmente aqueles ligados ao tema da CF.

Indicações pedagógico-pastorais para a CF 2024

CF 2024 e a BNCC

A Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024) se alinha de forma consistente com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e inclusiva. As Competências 1, 2 e 3 destacam a importância de conhecer a história e a realidade do outro, ressaltando que a cientificidade do conhecimento é fundamental para uma compreensão verdadeira e não enviesada da realidade. O desenvolvimento do senso crítico é incentivado, permitindo desafiar visões de mundo impostas, enquanto o senso estético estimula a apreciação da diversidade como algo bom e belo.

As Competências 4 e 5 ressaltam a cultura do diálogo como essencial para uma convivência respeitosa. A capacidade de nos comunicarmos assertivamente, expressando-nos de maneira inteligível e autêntica, é fundamental para o desenvolvimento de um diálogo bem fundamentado, baseado em argumentos válidos e verdadeiros, evitando conflitos e destruição.

A Competência 6 destaca a importância de educar para o discernimento na era digital, ajudando crianças, jovens e adultos a distinguir o verdadeiro do falso nas plataformas online. Compreender as dinâmicas midiáticas é crucial para desmontar esquemas de ódio e cancelamento que permeiam a internet.

As Competências 7, 8 e 10 relacionam-se com o desenvolvimento das competências socioemocionais. A escola é apresentada como um ambiente de autoconhecimento e aprendizagem sobre si, promovendo a responsabilidade pelas próprias ações e a prevenção de projeções negativas no outro.

A Competência 9 destaca a importância da empatia, ressaltando que é algo que se aprende, e a escola é apontada como um espaço propício para esse aprendizado. Reconhecer o outro como alguém separado de nós, estimular a cooperação e solidariedade, independentemente de condições externas, são elementos essenciais para o desenvolvimento humano e social proposto pela CF 2024.

CF 2024 e as áreas do conhecimento

Linguagens: a proposta da CF 2024 pode ser abordada por meio da leitura e análise de textos que discutem a inimizade social e a importância da fraternidade. Os estudantes podem realizar produções textuais reflexivas, debates e apresentações, explorando a temática em diferentes gêneros textuais. No contexto das Artes, a CF 2024 pode ser explorada por meio de produções artísticas que expressem a busca pela fraternidade e amizade social. Os alunos podem criar obras que reflitam sobre a diversidade, promovendo o diálogo e a conscientização por meio de pinturas, esculturas, performances e outras formas de expressão artística. Na área de Educação Física, a CF 2024 pode ser incorporada por meio de práticas esportivas que enfatizem o respeito, a cooperação e a inclusão. Atividades que promovam a tolerância e o entendimento das diferenças podem ser desenvolvidas, incentivando a construção de vínculos sociais positivos.

Matemática: Na área de Matemática, a abordagem da CF 2024 pode ocorrer por meio da resolução de problemas que envolvam questões sociais, como a análise de dados estatísticos relacionados à desigualdade e à diversidade. Os alunos podem explorar gráficos e propor soluções matemáticas para desafios sociais, promovendo uma visão crítica e consciente.

Ciências da Natureza: Na área de Ciências da Natureza, a CF 2024 pode ser integrada através da discussão de problemas ambientais, abordando questões sociais ligadas à sustentabilidade e promovendo o respeito pela diversidade biológica. Experimentos e estudos de casos podem destacar a interdependência entre os seres vivos e o ambiente, incentivando uma postura responsável.

Ciências Humanas: Na área de Ciências Humanas, a abordagem da CF 2024 pode ocorrer por meio da discussão de temas como alterofobia, diversidade cultural, conflitos e guerras regionais e desafios sociais. Estudos de história, geografia e sociologia podem explorar as raízes da inimizade social, promovendo uma compreensão crítica e contextualizada das questões sociais brasileiras.

Ensino Religioso: Na área de Ensino Religioso, a CF 2024 pode ser abordada por meio do estudo e discussão de princípios éticos presentes nas diversas tradições religiosas, destacando a importância da tolerância, do respeito e da construção de uma sociedade mais fraterna.

Projeto de Vida: nesta dimensão, a proposta da CF 2024 pode ser incorporada através do desenvolvimento de planos de ação que visem a promoção da fraternidade e amizade social. Os alunos podem refletir sobre seus propósitos de vida relacionados ao engajamento social e à construção de relações solidárias.

Trabalhando a CF 2024 na Pastoral Escolar

  • Celebrações Temáticas: Organizar celebrações especiais, de caráter penitencial ou ecumênico, que abordem os temas da CF 2024, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, famílias e colaboradores da escola. 
  • Encontros de Reflexão e Diálogo: Promover encontros periódicos de reflexão e diálogo sobre os temas da CF 2024. Esses encontros podem ser realizados com estudantes, educadores, famílias e demais colaboradores da escola, proporcionando espaços para compartilhar experiências e ideias.
  • Catequese: partilhar e rezar os textos bíblicos em que Jesus aponta a fraternidade como caminho fundamental do seguimento
  • Projeto de Voluntariado: Incentivar a participação em projetos de voluntariado que estejam alinhados com os princípios da CF 2024. Isso pode envolver ações sociais, visitas a comunidades carentes, arrecadação de alimentos e outras iniciativas solidárias.
  • Formações para Educadores: Oferecer formações específicas para educadores sobre a temática da CF 2024, capacitando-os a abordar esses temas de maneira integrada em suas práticas pedagógicas e na convivência diária com os alunos.
  • Grupos de Oração e Espiritualidade: Criar grupos de oração e espiritualidade que possam se reunir regularmente para rezar pelas intenções da CF 2024, fortalecendo o vínculo espiritual entre os membros da comunidade escolar.
  • Campanhas Solidárias: Realizar campanhas solidárias que possam beneficiar diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade. Essas campanhas podem envolver a coleta de alimentos, roupas, materiais escolares ou qualquer outro recurso que atenda às necessidades identificadas.
  • Oficinas Artísticas e Culturais: Promover oficinas artísticas e culturais que abordem a temática da fraternidade e amizade social, utilizando a expressão artística como meio de sensibilização e conscientização.
  • Encontros de Partilha em Família: Organizar encontros específicos para as famílias, proporcionando espaços de partilha e reflexão sobre a importância da fraternidade no contexto familiar e social. Isso pode incluir palestras, dinâmicas e momentos de oração em família.

Ações da gestão educacional em prol da CF 2024

  • Promover Espaços de Diálogo: Estabelecer regularmente espaços formais e informais de diálogo entre os colaboradores e professores, incentivando a troca de experiências, ideias e sentimentos. Reuniões, encontros e fóruns podem ser planejados para fomentar a comunicação aberta.
  • Protocolo de Acolhimento e Inclusão das Diferenças: Desenvolver e implementar um protocolo formal de acolhimento que considere as diversas diferenças presentes na equipe escolar e entre os estudantes. Este protocolo pode incluir:
    • Mapeamento das Diferenças: Realizar um levantamento das diversidades presentes na equipe, como etnia, religião,  necessidades especiais, entre outras, para compreender as especificidades e necessidades individuais.
    • Capacitação da Equipe: Oferecer treinamentos e capacitações regulares para toda a equipe, abordando temas como diversidade, inclusão, e sensibilização. Essa formação pode promover a compreensão e o respeito pelas diferenças.
    • Acolhimento Personalizado: Estabelecer um processo de acolhimento personalizado para novos colaboradores, considerando suas características individuais. Designar um mentor ou buddy para auxiliar na integração e esclarecimento de dúvidas.
    • Canais de Comunicação Abertos: Criar canais de comunicação abertos e confidenciais para que os colaboradores possam expressar suas necessidades, preocupações e sugestões, promovendo um ambiente de confiança.
    • Adaptações e Apoio: Implementar adaptações necessárias para garantir a plena participação de todos, seja por meio de ajustes físicos no ambiente escolar, suporte emocional, ou outras medidas que promovam a equidade.
  • Programas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Implementar programas que visem o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, abordando temas como inteligência emocional, diversidade, inclusão e habilidades de comunicação assertiva. Essas iniciativas contribuem para o entendimento mútuo e fortalecem os vínculos interpessoais.
  • Campanhas de Conscientização e Sensibilização: Realizar campanhas educativas sobre temas relevantes, como diversidade, respeito às diferenças e promoção da cultura do diálogo. Essas campanhas podem incluir palestras, workshops e materiais informativos para sensibilizar a comunidade escolar.
  • Programas de Mentoria e Apoio Emocional: Estabelecer programas de mentoria que conectem profissionais mais experientes a novos colaboradores, proporcionando apoio emocional, compartilhamento de experiências e orientação. Isso contribui para a integração e fortalecimento dos laços entre os membros da equipe.
  • Incentivo a Atividades Colaborativas e Recreativas: Promover atividades colaborativas e recreativas, como eventos culturais, esportivos e artísticos, que proporcionem momentos de descontração e integração. Essas iniciativas ajudam a quebrar barreiras, fortalecem a coesão do grupo e criam oportunidades para conhecer melhor os colegas.

Oração da CF 2024

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém. 

Hino da CF 2024

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