Notícias

Da UCSal para Brasília: avanços na Educação Inclusiva e retomada do ‘Viver Sem Limite

02/12/2023
Por  ANEC Comunicação

Representando a ANEC e a Universidade Católica do Salvador, Matheus Martins, Doutorando pela UCSal, conselheiro Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE/BR) e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-BA, marcou presença em Brasília, para dois grandes momentos muito significativos junto ao Governo Federal e diversas lideranças da representatividade das pessoas com deficiência (PCD).

Na terça-feira, 28/11, Matheus participou da reafirmação da Política Nacional de Educação Inclusiva, uma vitória significativa que consolida o direito fundamental ao sistema regular de ensino para todas as pessoas com deficiência.

A agenda em Brasília não parou por aí!

Na quinta-feira, 30/12, Matheus esteve presente no lançamento da retomada do plano ‘Viver Sem Limite’, de 2015. O evento contou com a presença do presidente Lula e várias autoridades, incluindo Flávio Dino, que foi nomeado como ministro do STF.

O Programa, agora revitalizado, propõe uma articulação interministerial no combate ao capacitismo. Além disso, prevê um investimento de R$9 bi em recursos destinados à aplicação na promoção da inclusão e acessibilidade.

A ANEC e a Universidade Católica do Salvador se alegram imensamente pela presença de Matheus não apenas em seu corpo discente, mas por tê-lo como voz ativa em diferentes espaços de representatividade acadêmica que existem para o desenvolvimento de toda comunidade . Matheus é uma pessoa engajada, talentosa e repleta de habilidades que nos ensinam e inspiram para a transformação que desejamos no mundo.

 

Texto adaptado: UCSal
Imagem: arquivo pessoal


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”