Notícias

ANEC apresenta soluções para melhoria do programa FIES em GT do Ministério da Educação

25/05/2023
Por  ANEC Comunicação

A ANEC representada pelos gerentes das Câmaras de Mantenedoras e de Ensino Superior, Fabiana Deflon e Gregory Rial, respectivamente, participou, nesta terça-feira, 23/5, da reunião do Grupo de Trabalho FIES do Ministério da Educação. 

O objetivo da sessão era apresentar as percepções das associações representativas do setor educacional privado sobre o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. Em 2017, o Fies passou por mudanças estruturais e, desde então, tem perdido cada vez mais a adesão dos estudantes. As instituições de ensino também têm deixado de aderir ao programa, uma vez que as regras atuais tornam-se desvantajosas em médio prazo. 

Diante desse contexto, a ANEC apresentou ao Ministério da Educação pontos desafiadores, mas também sugestões de melhoria para o programa, que vão desde o estabelecimento de um teto nos aportes das mantenedoras ao Fundo garantidor do Fies às possibilidades de melhoria na operacionalização do sistema. Para o gerente Gregory Rial, “o restabelecimento do financiamento estudantil é urgente para que a sociedade brasileira alcance as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação e também para o crescimento e a sustentabilidade financeira das instituições de educação superior católicas”, afirma. Já Fabiana Deflon, enxerga que “o FIES pode fazer um bem global, tanto às IES quanto aos estudantes, mas da forma como está torna-se inviável e é por isso que a ANEC está comprometida em contribuir para que o programa se fortaleça”.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”