Para ajudar a formação dos agentes da Pascom sobre a Campanha da Fraternidade, o GT Produção da Pascom Brasil desenvolve uma série, em podcast, de 4 episódios durante o mês de fevereiro. Os episódios serão lançados sempre às terças-feiras, a partir do dia 1º, no Spotify e em outros agregadores de podcast. Para 2022, o tema escolhido é Fraternidade e Educação e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).
Para o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é uma oportunidade de formação atencipada e assim uma melhor vivência da Campanha da Fraternidade. “O objetivo do GT ao propor esta série é dar a oportunidade para os agentes conhecerem um pouco mais da CF e assim pensar nos conteúdos que vão oferecer nas plataformas de suas paróquias e comunidades. Como a campanha é celebrada durante o tempo da Quaresma, achamos melhor oferecer este conteúdo antecipadamente”, ressalta.
Em cada episódio, Marcus Tullius recebe dois convidados para refletir um determinado aspecto proposto pelo texto-base da Campanha da Fraternidade, com o objetivo de ampliar a reflexão. É importante destacar que a leitura e aprofundamento do texto é fundamental para o melhor desenvolvimento da temática.
No primeiro episódio, que será lançado em 1º de fevereiro, o tema proposto é CF e Discípulos da Palavra. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Educação da CNBB, Pe. Júlio Evangelista, e o doutor em Ciências da Religião, Edebrande Cavalieri, fazem uma contextualização histórica da CF, bem como das campanhas anteriores sobre Educação. É um episódio introdutório, que também destaca elementos para a vivência do tempo quaresmal.
Escutar é o tema do episódio que será divulgado em 08 de fevereiro. Segundo a própria estrutura do texto base, o objetivo é pensar a pedagogia da escuta no processo educativo e sinodal, a escuta da realidade, a partir de elementos de interpelação, bem como o papel da educação e desafios da educação formal no Brasil.
O terceiro episódio é o Discernir. A conversa que estará disponível em 15 de fevereiro traz reflexões sobre educar na fé e para o diálogo, discípulos-missionários educadores e horizontes da educação cristã integral. Este episódio é uma interface com a Catequese, a partir da inspiração do texto-base.
O encerramento das formações em podcast será no dia 22 de fevereiro. O último episódio é o Agir. Nele, os convidados abordam a educação para uma nova sociedade e para um novo humanismo, o pacto educativo global e pistas para a ação pastoral no tempo quaresmal.
Segundo o site institucional da CF, a Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
Para acessar os episódios, clique abaixo:
Fonte: CNBB
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”