Notícias

A XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC aconteceu hoje (01/10) em Brasília (DF) e marca o encerramento do encontro de Mantenedoras

01/10/2019
Por  Verlindo

O início da XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC foi sublime!

Durante a oração, tivemos a participação de Dom João Justino (Presidente da Comissão e Cultura de Educação da CNBB) junto ao Pe. Roberto (Diretor Financeiro da ANEC) e Pe. Danilo (Assessor de Pastoral Universitária). Ainda nesse momento, houve a recordação, devido ao mês de outubro, do início do mês missionário extraordinário (MME), da canonização da Ir. Dulce dos Pobres e da abertura do Sínodo da Amazônia.

Para finalizar o momento da celebração eucarística, um representante de cada região do Brasil participou da oração que foi declamada por meio do cordel.

O andamento do evento aconteceu por meio da Sessão Solene de Abertura e Instalação da X assembleia Geral Ordinária da ANEC, seguida da Sessão Deliberativa da XI Assembleia Geral Ordinária da ANEC.

Os participantes ainda puderam desfrutar de um material rico de cunho pastoralista, apresentado pela Ir. Claudia Chenesi da ANEC, denominado “Linhas de Ação Pastoral”. O exemplar impresso, entregue a cada um, é mais um exemplo da atuação da ANEC nesse cenário educativo pastoral.

Após o almoço, tivemos a mesa redonda com a participação da Dep. Profª. Dorinha Seabre, responsável pela Frente Parlamentar de Educação, que falou sobre o FUNDEB e a importância dele para a educação básica brasileira.

O ápice do seu diálogo se deu quando a Deputada mencionou que disponibilizará, com antecipação, o relatório sobre a Filantropia.

Outro integrante da mesa redonda foi o Dep. Antonio Brito, que compõe a Frente Parlamentar da Filantropia e ressaltou a importância da educação católica se manter atenta e ágil nas ações em defesa de milhares de pessoas que se beneficiam das Obras Sociais.

As reflexões e diálogos acerca dos desafios e perspectivas da Educação no Brasil ainda continuaram na mesa redonda com a participação de outros membros que fazem a diferença na educação além dos Deputados Antonio Brito e Profª. Dorinha Seabre:👇
« Prof. Alexandre Lopes (Presidente do INEP).
« Prof. Ataíde Alves (Secretário da SERES).
« Prof. Carlos Lenuzza (Diretor de EaD da CAPES).
« Pe. Antonio Tabosa (FONIF).

A XI Assembleia Geral Ordinária chegou ao fim após a Celebração do Envio direcionada pelos integrantes da ANEC.

Agradecemos imensamente a cada um que disponibilizou seu tempo e se dedicou a ouvir, dialogar e refletir acerca dos rumos da Educação Católica no Brasil. Esperamos que todo esse know-how e networking adquiridos ontem e hoje possam reacender a voz da missão, visão e valores católicos que tanto nossa sociedade precisa.

Vamos juntos!


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”