Notícias

Seminário de formação para multiplicadores da Campanha da Fraternidade

01/12/2021
Por  ANEC Comunicação

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

CARTA ABERTA

“Na Educação habita a semente da esperança”

(Papa Francisco, 2019)

O olhar atento do Papa Francisco aos sofrimentos da humanidade, fome, pobreza, exclusões, injustiças, desalentos, abandonos, violência, entre outros, o fez entender a necessidade de cuidar da dignidade dos/as filhos/as de Deus. Entende Francisco que o processo de transformação social passa pela Educação: “Se queremos o mundo mais fraterno, devemos educar as novas gerações para ‘reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente de sua proximidade física, do ponto da terra onde cada um nasceu ou habita’ (FT, 1)” (Discurso de Papa Francisco, 05/10/2021). Nesse sentido, Francisco propôs o Pacto Educativo Global “para reavivar o compromisso em prol e com as novas gerações, renovando uma paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz da escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão” e, ao mesmo tempo, convoca a TODOS a “unirem esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna” (Francisco, PEG, 2019).

No Brasil, a construção de uma Educação mais humanizada e integral é um desafio de dimensão gigantesca, dado o rumo a que o sistema conduziu o processo educativo desde sua base. Presenciamos com indignação a forma excludente em que se transformou a Educação Brasileira, negando a muitos o direito de aprender, de ter acesso ao conhecimento e de poder resgatar e fortalecer a sua dignidade. Temos consciência de quão árdua é esta tarefa e de quanto esforço precisaremos para cumprir esta missão. “A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos” (TB CF 2022, nº 5).

Diante dos desafios, anima-nos a Esperança. Com esta certeza, nós, Igreja Católica na Amazônia, reunida como Regional Norte 1, sentimo-nos interpelados/as pela Campanha da Fraternidade 2022, a qual traz como tema Fraternidade e Educação e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26), cujo objetivo é “promover diálogos a partir da realidade do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário” (TB CF 2022). De fato, a Educação é a chave de transformação social, resposta coletiva de amor e cuidado, assim como nos ensina e inspira o Mestre Jesus.

“Educação não transforma o mundo, Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, já nos dizia o grande educador Paulo Freire. Por isso, queremos transformar o mundo, no chão amazônico e em sintonia com o cuidado da Casa Comum, à luz da Ecologia Integral, reconhecendo as raízes e a ancestralidade, valorizando a pedagogia amazônica: do encontro das águas; das vivências comunitárias dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, populações urbanas; da sabedoria ribeirinha e camponesa da alternância e respeito com a terra e com as águas; da igreja povo de Deus que acolhe aos migrantes; do puxirum da inclusão; da ciranda popular que celebra a beleza da vida.

Convidamos a Igreja povo de Deus do Regional Norte 1, educadores/as, famílias, instituições de ensino público e privado, municipal e estadual, universidades, pastorais, movimentos e serviços, aos que promovem a Educação Popular a somarem conosco nesta Campanha da Fraternidade 2022, para sermos luzeiros da Esperança e da Vida, nos passos de Jesus de Nazaré, com sabedoria e amor. Reconhecemos a necessidade de intensificar a ação da Pastoral da Educação no Regional, “como serviço evangelizador da Igreja junto aos educadores e às comunidades escolares” (TB CF 2022, nº 261), com o propósito de transformar o mundo a começar por cada um de nós, e vivendo o itinerário da transformação comunitária e social que nos engaja e nos faz partícipes e mediadores dos quatro sonhos de Papa Francisco para Amazônia (social, cultural, ecológico e eclesial).

Neste caminho, pedimos a Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia e “Mãe Educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres”, que “nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz” (cf. Oração da CF 2022).

Avancemos para as águas mais profundas da cultura do encontro.

 Manaus, 24 de novembro de 2021.

Fonte: Regional Norte 1 CNNB


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”