Notícias

Segunda sessão da Assembleia Geral Intermediária da ODUCAL

06/11/2020
Por  ANEC Comunicação

No âmbito da XVIII-I Assembleia Geral Intermediária da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), no dia 5 de novembro foram realizadas as atividades correspondentes ao segundo dia, com a participação de 95 universidades, 70 reitores e mais de 200 diretores.

Foi o Mtro. Andrés Barba, Secretário Geral da ODUCAL e representante da Universidad del Valle de Atemajac (México), que abriu a jornada de atividades lendo a agenda e os pontos a serem tratados.

A primeira intervenção foi feita em torno do Programa de Identidade Católica Institucional, com o Eng. Rodolfo Gallo, coordenador do programa, vice-presidente da Sub-região do Cone Sul e reitor da Universidade Católica de Salta (UCASAL, Argentina). Durante a participação, o Eng. Gallo falou sobre as vantagens que as universidades têm ao aderir ao projeto, como funciona, quem participa atualmente e as próximas etapas de inovação dentro dele. Este programa nasceu há mais de dois anos com o objetivo de gerar um quadro metodológico que permita assegurar o processo de construção contínua da identidade católica nas universidades ODUCAL e, da mesma forma, que facilite processos de aprendizagem, avaliação de progressos e partilha de bens. práticas e experiências entre instituições.

Em seguida, Mtro. Carlos Mendoza, representante da Universidade Católica de Santo Toribio de Mogrovejo (USAT, Peru) e coordenador da Rede Intercultural, falou durante sua apresentação sobre o contexto histórico da rede, membros do Conselho Executivo, participantes atuais e realizações alcançadas. Cabe destacar que se trata de uma rede formada por especialistas das universidades ODUCAL, para o estudo, análise e desenvolvimento de propostas de ações que promovam a interculturalidade entre os países latino-americanos.

Mais tarde, Mtra. Maricarmen Díaz de Sandi, representante da Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA, México) e coordenador da Rede de Comunicação, apresentou os aspectos gerais da mesma, surgida em 2018, onde foi levantada no âmbito da gestão institucional e a organização eficiente da ODUCAL, atuando na comunicação entre as instituições sindicalizadas. Mtra. Díaz de Sandi, fez um balanço dos eventos que a rede tem organizado em diferentes espaços e espaços com o objetivo de compartilhar e gerar estratégias que resolvam os problemas de comunicação. Da mesma forma, explicou o Plano de Trabalho com vistas a 2021.

No que diz respeito à Rede de Internacionalização, Mtro. Andrés Barba, coordenador da rede e representante da Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA, México), explicou seu nascimento dentro do 1º Seminário Workshop de Internacionalização para Universidades Católicas da ODUCAL em 2019, cujo objetivo era articular o áreas de internacionalização das universidades filiadas para colaborar e compartilhar boas práticas. Além disso, Mtro. Andrés falou sobre as generalidades dos três programas ODUCAL Global Experiences: Americarum Mobilitas, ODUCAL Collaborative Online Learning Program (ODUCOIL) e Progressio Americae, bem como os próximos projetos de expansão global que irão beneficiar as instituições parceiras.

Aprofundar o programa Americarum Mobilitas, projeto de intercâmbio estudantil presencial e virtual, bem como mobilidade temporária de professores e pesquisadores, que iniciou suas atividades em 2019 e é coordenado pela UNIVA, Mtra. Sandra Hernández, coordenadora do programa e também representante da Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA, México), explicou seu funcionamento e apresentou os avanços em termos de membros aderentes, vagas de mobilidade para membros do ODUCAL e percentual de participação por sub-região.

O próximo palestrante foi Mtra. Brenda García, da Universidade de Monterrey (UDEM, México) e coordenadora do programa ODUCOIL, que visa facilitar o contato e a colaboração entre professores das universidades filiadas à ODUCAL de diferentes países da região, para promover o design e implementação de projetos internacionais de aprendizagem colaborativa à distância, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências globais e interculturais dos alunos. Dentro de sua participação, Mtra. Brenda explicou em que consiste o programa que recentemente iniciou suas atividades na organização, como se cadastrar e fazer parte dele.

Em seguida, foi a vez do Programa de Bolsas de Pós-Graduação Progressio Americae, que funciona como um programa de intercâmbio para serviços acadêmicos de pós-graduação, proposto e aprovado pelo Conselho Executivo da ODUCAL de Guadalajara, em 30 de maio de 2010, coordenado pelo Prof. Emanuele Barbosa, da Universidade La Salle Canoas, Unilasalle (Brasil), que disse que este projeto visa promover a formação colaborativa de mestres e doutores de professores, pesquisadores, gestão e pessoal administrativo das Instituições Católicas de Ensino Superior da América Latina e do Caribe .

Por sua vez, o Dr. Juan Pablo Aranda, coordenador do Mestrado em Liderança Social Cristã, da Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (UPAEP, México), divulgou os custos, como se inscrever e como funciona o projeto que visa contribuir para a formação espiritual e profissional. O principal objetivo do Mestrado em Liderança Social Cristã é formar professores com liderança, responsáveis ​​e comprometidos, que direcionem e gerenciem as mudanças sociais em prol do bem comum, analisando e julgando à luz do DSI os problemas, realidades e emergências sociais contemporâneas da América Latim; propor projetos de ação para o desenvolvimento integral da pessoa.

Momentos depois, os participantes da Assembleia Geral Intermediária conheceram o projeto dos Observatórios Sociais da América Latina (ODSAL), sob a coordenação do Dr. Agustín Salvia, da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA, Argentina), que explicou o espaço acadêmico criado para gerar opinião sobre o problema da dívida social na América Latina. O objetivo principal dos observatórios é formar equipes de pesquisa com padrões de excelência acadêmica em condições de produzir conhecimentos relevantes sobre a situação do desenvolvimento humano e as condições de integração sociopolítica nos países da região; colocar seus estudos a serviço do diagnóstico e desenho de políticas públicas comprometidas com o bem comum.

Por fim, foi feita uma revisão do Observatório Laudato si ‘, coordenada por pe. Dr. Alexis Rodríguez, da Universidade Católica da Costa Rica (UCAT), que mencionou que o referido observatório é uma iniciativa criada pela UCAT desde 2017, com o apoio da Fundação Ratzinger e o apoio do Fundo Laudato si ‘do Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC). Desde julho de 2020, a Diretoria da ODUCAL aprovou a adoção do observatório como parte de seus Programas, Observatórios e Redes, para os quais recebe o apoio institucional da organização.

Assim, encerrou-se a segunda sessão da XVIII-I Assembleia Geral Intermediária da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe, com a participação de dezenas de representantes das universidades filiadas, que enriqueceram a sessão com a divulgação do escopo e a magnitude dos projetos, bem como a forma como as diferentes instituições de ensino podem integrá-los.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”