Notícias

Revista de Educação ANEC

18/12/2020
Por  ANEC Comunicação

A revista de Educação ANEC é responsável pela publicação de artigos científicos e acadêmicos, reunidos por pertinência de assunto, com três edições vistorias ao ano, disponíveis na plataforma OJS.

Para submeter artigos à análise e consequente publicação, visite revistas.anec.org.br e/ou envie um e-mail para revistaeducacao@anec.org.br ou para ensinosuperior@anec.org.br

 

EDIÇÃO DOSSIÊ EMENTA DATA SUBMISSÃO
163

 

 

Educação, Educação Católica e Complexidade do Ser e do Estar na Adolescência e Juventude Aspectos psicossociais de adolescentes e jovens. Jovens, mundo do trabalho e escola/universidade. Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Síndrome do pensamento acelerado. Jovens e espiritualidade. Adolescência e juventude ameaçadas por drogas, violência e abuso sexual. O papel da educação e educação católica no contexto da adolescência e juventude. A complexidade do ser e estar na adolescência e juventude. O adolescente e jovem como ser biopsicossocial.

 

28/02/2021
164

 

 

Educação, Educação Católica e Processos Dialógicos A educação é realizada por distintos processos e por diversas abordagens. Neste número da Revista da ANEC está se propondo compreender a relevância dos processos dialógicos, compreendido como um elemento instituinte da condição humana (ser), uma dinâmica desencadeadora da reflexão teórica (saber) e uma energia propulsora de atitudes significativas para um projeto humanitário (agir). Esta percepção tridimensional busca resgatar a necessidade de articular a dimensão antropológica, epistemológica e pedagógica, elementos considerados essenciais do processo educacional, que se propõe aprender e ensinar por meio do diálogo. Portanto, numa realidade com características demarcadas pelo antidiálogo, num contexto educacional formatado por uma tendência para o monólogo e numa expressão pessoal com traços de individualismo, torna-se oportuno sugerir que o projeto educativo esteja pautado em processos dialógicos.

 

30/03/2021
165

 

 

Educação, Educação Católica, Inclusão e Diversidade Nesta edição, a Revista de Educação da ANEC nos convida a uma reflexão sobre a diversidade e a inclusão. No tocante a diversidade, podemos considera as dimensões a saber: culinária, tradições, costumes, religião, política, modelo de organização familiar, linguagem e outros aspectos próprios de um determinado grupo de indivíduos que habitam um respectivo lugar. É necessário que os cidadãos sejam sensibilizados, por meio da educação, em todos os ambientes educacionais ou não para terem um olhar para a alteridade, reconhecimento a diversidade nas comunidades, com o intuito de superar todo tipo de preconceito. A partir desse olhar, temos a necessidade urgente de promover a inclusão, pois somente a educação acerca da diversidade não é suficiente, deve-se criar políticas, diálogos, ações para acolher o outro e o conhecer, para compreender e o respeitar.

 

30/06/2021

 


Leituras relacionadas

Remodal