Notícias

Rede de Educação SMIC realiza Congresso de Educação em Santarém

12/09/2023
Por  ANEC Comunicação
Pela primeira vez, a cidade de Santarém sediou um Congresso Nacional de Educação. Foi o Cnares – Congresso Nacional da Rede de Educação SMIC – que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de setembro, em Santarém, oeste do Pará.
A cidade é o berço da Congregação SMIC – Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que é a mantenedora da Rede de Educação, formada por escolas dos estados do Pará e Ceará.
O Cnares trouxe o tema “A gestão da Educação do Futuro”, fundamentado na passagem bíblica “Lançai as redes em águas mais profundas”. Participaram como palestrantes, pesquisadores e estudiosos da educação de renome nacional como Emília Cipriano, Gui Rangel, Humberto Herrera, Heloisa Baldo, Marcos Ragazzi, Madalena Matos, Fernando Trevisani e Ricardo Mariz.
Os congressistas atualizaram conhecimentos sobre estratégias futuristas, saúde mental na escola, avaliação, metodologias ativas, pacto educativo global e outros temas relevantes para o fazer do educador, como a escola inclusiva.

“O ideal e o real da escola inclusiva” foi tema de uma mesa redonda, que contou com a participação das Doutoras e pesquisadoras Fátima Vilhena (Universidade Federal do Pará), Sheila Abbud (Universidade do Estado do Pará) e psicólogo Igor Oliveira. A mediadora deste momento foi Roberta Guedes, gerente da câmara de educação básica da ANEC.

Mais de 200 educadores participaram do Congresso, que reuniu profissionais da educação de várias cidades do Norte e Nordeste. A próxima edição já tem local definido, será em Fortaleza (CE), cidade onde a Rede de Educação SMIC também atua.

Texto: Ascom Colégio Santa Clara
Imagens: Ascom Colégio Santa Clara

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”