O primeiro dia do Seminário Nacional de Pastoralidade Universitária das Instituições de Ensino Superior Católicas reuniu, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), educadores e agentes pastorais para um encontro de reflexões e trocas de experiências. A programação, marcada por momentos de espiritualidade e diálogos, teve como destaque a Conferência Inaugural, ministrada pelo Reitor da universidade anfitriã, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., que abordou a temática “O que signifi ca evangelizar em ambientes universitários?”.
Na mesa de abertura, os participantes foram acolhidos pelo Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. (Reitor da PUC-Rio) , Pe. Paulo Veríssimo, S.J. (Coordenador da Pastoral Universitária Anchieta), Pe. Thiago Azevedo (Vigário Episcopal para a Educação) e Ir. Carolina Mureb (Diretora do Setor de Animação Pastoral na ANEC).
Em sua fala, Pe. Anderson Pedroso, S.J., destacou a importância de uma evangelização dialógica e contextualizada nos espaços acadêmicos: “Evangelizar em ambientes universitários signifi ca estar atento aos desafios e às realidades dos jovens, acolhendo suas inquietações e promovendo um espaço de encontro entre fé e conhecimento”.
O evento seguiu com a primeira mesa-redonda, que trouxe experiências e relatos sobre a acolhida e a formação das juventudes. Foram apresentados o Programa Esperançar, que oferece cursos em EAD de 15 horas com certifi cação pela Universidade Católica de Brasília, e o Grupo de Vivências, da PUC Minas, que acontece em vários campus da universidade. Este grupo baseia-se nas cinco dimensões da formação integral dos jovens, promovendo dinâmicas onde os participantes compartilham momentos significativos de suas vidas.
Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir o Documento do Fórum, partilhando experiências e reflexões. O dia encerrou-se com uma Plenária às 17h, seguida por um momento de oração, reforçando o caráter espiritual e comunitário do evento.
O segundo dia do Seminário foi marcado por partilhas de experiências e oficinas voltadas à pastoralidade no ambiente acadêmico.
As mesas-redondas trouxeram relatos sobre ecologia integral e cuidado da vida, com destaque para a IHU – Semana Socioambiental da Unicap e o projeto Ecologia Integral da Formação dos Estudantes, do Unileste. Além disso, foram apresentadas iniciativas como o Programa Propósito de Vida, do Grupo UBEC, e refl exões sobre a formação da consciência das juventudes, conduzidas pela Faculdade Santa Marcelina.
À tarde, os participantes aprofundaram conhecimentos em oficinas pastorais, abordando gestão de projetos em pastoralidade universitária (PUC-Rio), metodologias para vivências de espiritualidade (PUC-RS) e comunicação e curadoria da linguagem na pastoralidade (PUC-PR).
O evento foi encerrado com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, que reafirmou o compromisso com a evangelização no contexto universitário.
O Seminário Nacional de Pastoralidade Universitária das IES Católicas é uma realização do Fórum Permanente de Pastoralidade Universitária, organismo que reúne os gestores pastorais das Instituições de Ensino Superior Católicas do Brasil, com o apoio da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e em comunhão com o Setor Universidades da CNBB.
O primeiro dia foi acompanhado pela RedeVida, que publicou um vídeo sobre o evento. Confira aqui!
Texto: PUC-Rio
Imagens: Bruna Matias, Ir. Carolina Mureb, Carolina Alves e Maria Luiza (Comunicação Pastoral Universitária Anchieta)
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”