Notícias

Publique seu texto na Revista de Pastoral da ANEC

01/02/2024
Por  Gregory Rial

A Revista de Pastoral da ANEC é uma publicação distribuída gratuitamente e digitalmente que tem por objetivo compartilhar conteúdos reflexivos, pedagógicos, celebrativos e formativos para auxiliar o trabalho dos agentes evangelizadores que trabalham nas escolas católicas do Brasil. Embora a Revista não seja um periódico científico, contribui para o aperfeiçoamento intelectual e espiritual dos agentes de pastoral. É um potente instrumento de difusão da evangelização no ambiente educacional, dando visibilidade aos projetos, iniciativas e ideias das instituições educacionais católicas, sejam de educação básica ou ensino superior.

Chamada de publicação

A Revista de Pastoral da ANEC n. 17 está com chamadas abertas para aqueles que desejarem publicar textos nas áreas de educação, confessionalidade, teologia pastoral, gestão pastoral, espiritualidade, juventudes. Os textos devem primar pela boa fundamentação, escrita adequada e fidelidade à doutrina da Igreja. Os textos não precisam, necessariamente, ter o formato de artigos científicos.

Tipos de texto:

  • Artigos reflexivos e formativos – textos focados em algum tema para favorecer a reflexão e a formação dos agentes de pastoral. Desenvolve-se uma ideia com boa fundamentação.
  • Textos de espiritualidade e oracionais – poesias, orações, meditações da Palavra de Deus relacionadas ao trabalho educacional.
  • Relatos de experiência – narrativa de atividade ou projeto desenvolvido no âmbito da pastoral ou identidade confessional. 
  • Roteiro de atividade – sequência didática replicável de alguma atividade ou projeto desenvolvido no âmbito da pastoral/ identidade confessional. Por ex: encontro de grupo de jovens temático, círculo bíblico ou lectio divina, encontro de catequese.
  • Resenhas de livros, filmes e outros materiais culturais

Os textos devem se relacionar a uma das editorias abaixo:

Editorias Escopo (assuntos possíveis de serem abordados)
Gestão Gestão escolar e espiritualidade. Gestão da pastoral. Gestão de equipes pastorais. Planejamento pastoral.
Infâncias Educação Infantil. EFAI. Catequese. Pedagogia da infância. Metodologias de evangelização nas infâncias.
Juventudes EFAF. EM. Grupos juvenis. Voluntariado. Lideranças.
Universidades Pastoral universitária. Identidade confessional no ensino superior. Evangelização da cultura. Fé e ciência. Fé e política.
Igreja Papa Francisco. Igreja no Brasil. Acontecimentos e pautas eclesiais (nas dioceses, paróquias e comunidades).
Pacto Educativo Ecologia integral. Economia solidária. Desenvolvimento humano. Relação com atores sociais.
Ensino Religioso Estratégias pedagógicas. Diversidade religiosa. Ecumenismo. Relação com a pastoral.
Espiritualidade Interioridade. Comunhão eclesial. Liturgia e celebração. Oração. Cuidado da vida. Mística. Poesia.
Garimpo Indicações de leituras, vídeos, materiais e produções culturais que podem inspirar e ancorar as atividades pastorais.

Normas

Gerais: textos em Arial, n. 12. Evitar citações e notas de rodapé (preferir paráfrases e citação indireta). Indicar bibliografia apenas se for necessário. Todos os textos devem ser identificados com o nome do autor e uma brevíssima biografia.

Textos reflexivos: de 3.500 a 5.000 caracteres sem espaços.

Textos de espiritualidade e oracionais: 1 lauda (até 2.000 caracteres sem espaços).

Relatos de experiência: 3.000 a 4.500 caracteres sem espaços. Fotos enviadas como anexo e com autorização de uso expressa no corpo do email.

Roteiro de atividade: 3.000 a 4.500 caracteres sem espaços. Elementos obrigatórios: objetivos, público-alvo, tema, iluminação pastoral (texto bíblico ou magisterial que inspira a atividade), desenvolvimento (com as etapas detalhadas, ambientação e materiais).

Resenhas: até 2.500 caracteres sem espaços. Elemento obrigatório: referência do material resenhado de acordo com as normas da ABNT (para livros, filmes, músicas).

Prazos

Os autores que desejarem ter seus textos publicados no número 17 da Revista de Pastoral deverão enviar o material até o dia 30 de março pelo e-mail: pastoral@anec.org.br. Título: Texto para Revista de Pastoral n. 17.

No corpo do e-mail deve indicar em qual editoria deseja publicar o texto (ver tabela acima). Caso haja fotos, deverão ser anexadas separadamente do arquivo de texto e indicar, no corpo do e-mail, a autorização para uso das imagens.

Os materiais serão avaliados pelo conselho editorial e passarão por editoração e revisão se necessário. Os critérios de avaliação são pertinência ao escopo da revista, fidelidade ao magistério da Igreja e coesão argumentativa e textual. Os autores cujos textos, porventura, não forem incluídos na edição atual ou forem rejeitados serão notificados.

Quaisquer dúvidas e orientações, falar com o coordenador do Setor de Animação Pastoral da ANEC, prof. Gregory Rial pelo e-mail pastoral@anec.org.br ou pelo telefone 61 99370 1809 (whatsapp).

Brasília, 1 de fevereiro de 2024

Fr. Mário José Knapik – Editor científico

Gregory Rial – Editor técnico


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”