Notícias

PROGRAMA PROGRESSIO AMERICAE DA ORGANIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS DA AMERICA LATINA – ODUCAL

05/08/2020
Por  ANEC Comunicação

Para cumprir sua missão, a Organização pretende articular ainda mais as instituições associadas por meio do desenvolvimento de estratégias de colaboração sub-regionais e nacionais que facilitem a convergência para um “espaço católico de ensino superior”, bem como o fortalecimento dos órgãos acadêmicos e as estratégias de treinamento de seus alunos.

Histórico da criação do Programa Progressio Americae 

A Rede “ODUCAL” de Doutorados nasceu como resultado do interesse dos Reitores das Universidades Católicas da região, expressos na Assembléia Geral realizada em Antofagasta, Chile, em 15 de setembro de 2009, e cuja iniciativa foi acolhida por a presidência da organização um ano depois.

Por unanimidade do Conselho Executivo da “ODUCAL”, reunido em 30 de maio de 2010 na cidade de Guadalajara, México, a Rede foi estabelecida em novembro daquele ano com o objetivo principal de reduzir o déficit de capital humano avançado A região também propõe sua inserção no âmbito da criação de um espaço latino-americano de conhecimento e inspiração cristã.

Durante a Assembléia Geral da “ODUCAL”, realizada em setembro de 2016 na cidade de Monterrey, México, foi aprovado que a Rede de Doutorados fosse transformada em “Vermelho de Postgrados”, de forma a incluir não apenas os programas de doutorado, mas também mestrado, buscando também incorporar à oferta programas gerados por mais instituições membros do “ODUCAL”.

A “ODUCAL” tem como objetivo promover o treinamento colaborativo de mestrandos e doutorandos em programas de pós-graduação de instituições católicas de ensino superior, com o objetivo de preparar pessoal acadêmico e de apoio ou de serviços administrativos para atuar em tópicos de interesse geral. interesse das instituições membros da Organização.

A troca de serviços acadêmicos no nível de pós-graduação cobrirá 100% da taxa de inscrição para o programa selecionado, bem como o custo da matrícula ou inscrição pela instituição de destino, sendo o pagamento de 100 uma obrigação para o aluno beneficiário. % de seguro, acomodação, auxílio-alimentação, despesas diversas, transporte e conceitos administrativos, como cursos preparatórios ou de nivelamento, disciplinas cursadas, despesas de graduação e quaisquer outras despesas exigidas e / ou exigidas pelo candidato gerar de maneira diferente da taxa de matrícula normal ou das taxas de matrícula e matrícula.

O aluno beneficiário receberá uma licença da instituição de origem com salário total ou parcial, seguindo os procedimentos e requisitos estabelecidos por cada universidade. Você também pode concordar com a instituição de origem que oferece suporte adicional para cobrir seguro, acomodação, bolsa e outros conceitos, de acordo com as possibilidades orçamentárias da sua instituição.

A Junta Diretiva da Oducal direcionou a Coordenação da Gestão da Plataforma do Programa Progressio Americae para a Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais – AAII da Universidade La Salle, Canoas por 4 anos;

Coordenação: Prof. Dr. Jose Alberto de Miranda e Emanuele Barbosa

O Programa Progressio Americae é uma plataforma de compartilhamento de bolsas de estudos no âmbito dos programas de Mestrado e Doutorado, direcionados a colaboradores docentes e técnico administrativo das universidades membro da ODUCAL. O objetivo do programa é possibilitar uma formação acadêmica,  profissional e pessoal com uma visão internacionalizada e que possa contribuir com o desenvolvimento das universidades membros da organização.

O Programa conta com uma plataforma de gestão, onde as universidades poderão consultar os programas acadêmicos e bolsas de estudos oferecidas pelas universidades membro e indicar seus colaboradores. Além disso, também poderão ofertar seus programas acadêmicos  e gestionar a concessão de bolsas de estudos.

Estarão aptas a participar do Programa Progressio Americae as instituições associadas a ODUCAL que estejam em dia com as suas obrigações sociais e financeiras com a organização. Além disso, as instituições precisam contar com programas de Mestrado e Doutorado autorizados pelos respectivos órgãos legislativos nacionais.

 

A Coordenação do Programa terá as seguintes responsabilidades:

– Receba inscrições de instituições “ODUCAL” interessadas em oferecer bolsas de estudos em seus programas de mestrado e doutorado.

– Manter um registro das áreas internacionais, ou aquelas que correspondem, das Instituições do “ODUCAL”, com o entendimento de que será através delas que as solicitações dos candidatos serão canalizadas.

– Coletar e manter um registro do número de instituições que oferecem programas de mestrado e doutorado integradas à oferta do Programa Progressio Americae, às quais deve ser dada a divulgação mais ampla para que essa oferta seja conhecida e usada pela comunidade acadêmica , professor, pesquisadores, pessoal administrativo e gerencial das instituições que compõem o “ODUCAL”.

– Obtenha e mantenha um registro do número de alunos beneficiários, bem como dos programas selecionados pelos participantes, dos quais o Secretário Geral e o Conselho de Administração da “ODUCAL” serão informados anualmente.

– Crie e mantenha atualizada uma seção de inscrição no site “ODUCAL” ou qualquer ferramenta de computador que automatize o processo de inscrição junto às instituições de destino.

– Criar e tornar públicos os formatos correspondentes que facilitam a implementação do Programa.

– Divulgar as solicitações de ingresso nos cursos de pós-graduação que participam do Programa Progressio Americae das instituições de destino, publicando-os na página da Internet e em outros meios oficiais do “ODUCAL”. A Coordenação do Programa Progressio Americae contará com os Links Operacionais mencionados na Cláusula Décima Segunda deste Acordo, para dar a maior divulgação possível às Chamadas, entre professores, pesquisadores, diretores e pessoal administrativo das instituições membros.

– Mantenha um registro das boas práticas geradas e relate-o ao Secretário-Geral e ao Conselho de Administração.

– Propor colaborações com outras instituições externas à “ODUCAL” que resultem em benefícios para as instituições membros da Organização.

– Oferecer consultoria e assistência técnica a instituições que aderem ao Programa Progressio Americae, para incentivar a participação ativa nele.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”