Notícias

Organizações sociais lançam publicação conjunta sobre Educação e Pandemia dia 6

02/02/2021
Por  ANEC Comunicação

A preocupação com as escolas no período de pandemia e no pós-pandemia é um dos temas mais relevantes para a Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG), que lança publicação sobre o assunto em evento ao vivo pelo Youtube no dia 6 de fevereiro, a partir das 10h.

A publicação “Educação na Pandemia e Pós-pandemia” marca as ações da Articulação no país, com o apoio de mais de 60 entidades parceiras entre movimentos sociais, sindicatos e congregações religiosas.

“Este documento é uma espécie de identidade do Pacto no Brasil. Trata de diretrizes importantes para criar um programa equitativo que se apoie na desigualdade social brasileira a fim de superá-la”, alerta Rudá Ricci, sociólogo e coordenador da ABPEG.

A programação do lançamento na internet conta com a participação de representantes de entidades parceiras, a apresentação da publicação com a professora da UFRJ, Patrícia Dorneles, e o planejamento 2021 com a presidente do Instituto Casa Comum, Silvana Bragatto. O evento também vai tratar do Centenário de Paulo Freire e Dom Paulo Evaristo Arns.

Foram convidados entre as entidades parceiras da Articulação para falar sobre o Pacto representantes da Scholas Occurrentes, ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação),Campanha Nacional pelo Direito à Educação, UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação) e APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Para Paulo Quermes, assessor nacional da Umbrasil (União Maristas do Brasil), as organizações sociais e setores da sociedade devem assumir o protagonismo por uma educação de qualidade e humanista. “Esse protagonismo ganha maior relevância nos 100 anos de Paulo Freire, educador brasileiro que sempre lutou por uma educação libertadora. O chamado do Papa Francisco é um pacto da sociedade rumo a uma educação humanizada”, completa.

Pacto Educativo Global no Brasil
O Pacto Educativo Global foi pensado pelo Papa Francisco em 2019, e convoca todas as nações para construir o futuro do planeta, observando a necessidade de investir nos talentos de cada pessoa, “porque toda mudança precisa de um caminho educativo para fazer surgir uma nova solidariedade universal e uma sociedade acolhedora”, diz a mensagem do Santo Padre.

No discurso, o Pontífice apresenta o desejo de realizar evento mundial com tema “Reconstruindo o pacto educacional global”, que dá nome a iniciativa, com objetivo central de construir um caminho comum da “aldeia de educação” para reavivar o compromisso com as gerações mais novas, renovar a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua.

O coordenador da articulação no Brasil, sociólogo Rudá Ricci alerta para o grande desafio e papel das organizações sociais brasileiras pelo futuro da educação. “O Brasil é a oitava economia do mundo, mas está na sétima posição quando se fala em desigualdade social. É urgente tratarmos deste pacto do Papa Francisco, pois precisamos pensar os educandos para além dos muros da escola, garantindo uma educação igualitária, respeitando as diferenças, por uma cultura de paz e justiça social”, alerta Ricci.

A iniciativa no Brasil é fruto do convite da organização Scholas Ocurrentes, para articular ações de impacto pelas organizações sociais e interreligiosas. “O convite da Scholas acontece na época em que lançamos também no Brasil a articulação pela Economia de Francisco, outro chamado do Papa. Abraçamos estas iniciativas, pois acreditamos que é urgente fazermos um pacto das organizações sociais por uma mudança radical da educação em nosso país”, explica a presidente do Instituto Casa Comum, Silvana Bragatto.

Serviço
Live: Lançamento da publicação “Educação na Pandemia e Pós-Pandemia”
Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global
Data: 06 de fevereiro de 2021
Horário: 10h às 12h
Ao vivo pelo Youtube


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”