A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou, recentemente, uma Nota Técnica intitulada “Considerações sobre a EaD no Ensino Superior”, que busca oferecer uma visão abrangente sobre a Educação a Distância (EaD) no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) católicas do país. O documento reflete as discussões, pesquisas e os posicionamentos da ANEC, que representa 83 IESs Católicas, atendendo cerca de meio milhão de estudantes anualmente.
As IESs católicas, com uma trajetória desde o século XIX, são reconhecidas como instituições históricas e consolidadas. A Nota Técnica destaca que essas instituições têm apoiado iniciativas que visam à inclusão e à ampliação do acesso à Educação Superior, desde que essas ofertas sejam pautadas pela qualidade social, responsabilidade e excelência acadêmica. Esse compromisso reflete o papel social das IESs católicas na promoção de uma educação que atenda às necessidades das comunidades locais, priorizando os estudantes mais vulneráveis.
A pandemia global trouxe mudanças significativas para o Ensino Superior, impulsionando o crescimento exponencial da oferta de cursos a distância. Nesse contexto, a Nota Técnica destaca a importância de discutir a qualificação da modalidade EaD, especialmente diante das práticas de mercado controversas que emergiram com o aumento da demanda por cursos on-line.
A ANEC enfatiza que a qualificação da EaD deve ser orientada por princípios de responsabilidade social e excelência acadêmica. As IESs católicas, nesse contexto, reiteram o compromisso em incidir localmente, adaptando seus modelos educacionais às necessidades específicas das comunidades que atendem. Esse enfoque visa a produção de benefícios que atendam, sobretudo, aos estudantes mais vulneráveis, garantindo que a educação a distância seja uma ferramenta eficaz para a promoção da igualdade de oportunidades.
Contribuição para as Políticas Públicas de Educação Superior
Ao representar um significativo grupo de instituições educacionais sem fins lucrativos, a ANEC espera que as reflexões apresentadas na Nota Técnica auxiliem o Estado Brasileiro na tomada de decisões que favoreçam a qualidade da Educação Superior na modalidade EaD. A busca por políticas públicas que promovam a responsabilidade, a inclusão e a excelência no ensino a distância é fundamental para garantir que essa modalidade seja um instrumento eficaz na construção de um sistema educacional mais justo e acessível a todos.
Acesse e confira a Nota Técnica na íntegra.
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