Notícias

Mesa-redonda debate impacto da transição religiosa, socioambiental e tecnológica para a educação

26/03/2024
Por  ANEC Comunicação

A mesa-redonda do primeiro dia do Fórum Nacional de Educação Católica, quinta-feira (21), mediada pelo professor Germano Rigacci, contou com a participação do professor Sandson Rotterdan, doutorando em Ciências da Religião e editor-chefe na Revista Senso, e da Alyne Costa, doutora em Filosofia pela PUC-Rio, em um diálogo acerca do impacto das transições religiosa, socioambiental e tecnológica para a educação.

“É fundamental a gente trazer o tema da discussão da transição religiosa para um Fórum como esse, pois isso nos atinge e nos cabe pensar como escolas católicas — como a gente reage, acolhe e lida com os nossos estudantes e a diversidade no mundo. Acho que é muito importante ter essa capacidade de diálogo para uma construção conjunta”, disse Sandson.

O professor destacou como a mudança no panorama religioso tem efeitos profundos na cultura e sociedade, influenciando desde interações sociais até políticas públicas. “ A nossa missão na escola é pensar a qualidade da formação católica que a gente pode oferecer. A educação católica tem muito a contribuir em um crescimento qualitativo, melhores cidadãos para construir um mundo melhor”, destacou.

A professora e doutora Alyne de Castro, do Departamento de Filosofia PUC/Rio, que tem experiência nas áreas de comunicação social, responsabilidade social e sustentabilidade, trouxe o tema ‘antropoceno’ para a mesa-resonda.

No contexto do tema abordado pela professora sobre o Antropoceno, destaca-se a urgência em reconhecer o papel fundamental da humanidade nos processos geológicos e ecológicos que moldam o planeta. Ao considerar os crescentes impactos das atividades humanas em todas as escalas, desde local até global, torna-se evidente a necessidade de adotar o termo “Antropoceno” para descrever a época geológica atual. Esse termo reflete a influência dominante dos seres humanos na Terra, marcada por mudanças significativas nos sistemas naturais.

Alyne Costa ressaltou que tais impactos não apenas persistirão, mas também se estenderão por longos períodos, exigindo uma abordagem consciente e responsável em relação ao meio ambiente e aos recursos naturais.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”