Em resposta aos graves eventos climáticos que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram ontem a Portaria Conjunta SERES/MEC/INEP nº 1, de 20 de maio de 2024. A medida, assinada pela Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior e pelo Presidente do Inep, visa mitigar os impactos das chuvas intensas que resultaram em um estado de calamidade pública na região.
De acordo com a portaria, os prazos referentes aos procedimentos de avaliação in loco, supervisão e regulação das Instituições de Educação Superior (IES) do sistema federal de ensino localizadas no Rio Grande do Sul estão suspensos. A decisão é uma resposta direta ao Decreto Estadual nº 57.600, de 4 de maio de 2024, que reconheceu a situação de emergência devido aos eventos climáticos.
Principais Pontos da Portaria:
A portaria entra em vigor imediatamente, buscando assegurar que as IES afetadas pelos eventos climáticos tenham condições de recuperação e continuidade de suas atividades acadêmicas e administrativas sem prejuízos adicionais.
Na semana passada, a ANEC esteve reunida com a Secretária da SERES, Marta Abramo, com o Ministro da Educação, Camilo Santana e com o Presidente do Inep, Manoel Palácios. Na ocasião, foi comunicada a iniciativa do Ministério que, agora, é formalizada com a publicação da portaria.
Essa medida é um exemplo do esforço conjunto das autoridades educacionais para apoiar as instituições e garantir a qualidade do ensino superior no Brasil, mesmo diante de situações adversas como as calamidades climáticas.
Leia a íntegra da portaria aqui: https://anec.org.br/legislacao/portaria-conjunta-seres-mec-inep-no-1-de-20-de-maio-de-2024/
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”