Notícias

Março e abril: Dia ANEC reúne educadores de norte a sul do Brasil

20/04/2023
Por  ANEC Comunicação

Os meses de março e abril foram significativamente marcados pelos encontros de formação de educadores, promovidos pela ANEC, em diversas regiões do país. O Dia ANEC foi realizado de norte a sul do Brasil, reunindo mais de 1 mil professores, colaboradores, gestores e autoridades da educação em prol de temas relevantes da educação.  

No dia 22/3, as cidades do estado do Paraná se reuniram de forma virtual para tratar sobre o tema O papel do educador católico na superação das solidões existenciais, conduzido por Humberto Herrera, doutor em Educação, graduado em Filosofia, em Pedagogia e em Teologia e especialista em Ensino Religioso e Gestão de Processos Pastorais.

Já os educadores das instituições associadas de Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se reuniram em suas cidades no dia 25/3, sob os temas As competências socioemocionais com foco em professores, no autocuidado e autodesenvolvimento e A Campanha da Fraternidade e suas implicações no trabalho educativo, respectivamente. Em Caxias, o tema foi abordado pela pedagoga, pós-graduada em Coordenação Pedagógica e especialista em Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, Fabiola Falh, enquanto em Porto Alegre o tema da Campanha da Fraternidade foi desenvolvido por Ricardo Mariz, pedagogo e mestre em Educação. 

O papel da educação católica na superação da miríade de solidões existenciais foi o assunto que provocou reflexão nos educadores presentes no Dia ANEC Campinas/SP, no dia 29/3, sob a condução de Letícia Dellazzana, doutora em Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Já em Mato Grosso do Sul, as associadas do estado se reuniram no dia 31/3 em prol do tema A vivência da Sinodalidade na escola católica, abordado por Brasdorico Merqueades, graduado em Filosofia e em Teologia, doutorando em Ciências Sociais, e pelo Padre João Barbosa Neto, graduado em Filosofia e em Teologia, pós-graduado Counseling e em Psicopedagogia, mestre e doutor em Teologia Pastoral. 

No dia 1°/4, foi a vez das instituições do Ceará e do Pará se reunirem em seus estados em prol de temas relevantes para o fazer diário dos educadores. Educação que faz sentido: cultura escolar e desafios emergentes foi o assunto dialogado por Cecília Lacerda, pedagoga, doutora e mestra em Educação Brasileira e pós-doutora em Formação de Formadores, com os educadores do estado do Ceará. Já no Pará, os presentes refletiram sobre as Práticas Pedagógicas e Pastorais e a Identidade do professor da escola católica, abordado por Djanderson Santos, cientista religioso, professor, psicólogo e neuropsicólogo, e por José Vasconcelos, graduado em Filosofia e em Letras, com especialização em Metodologia do Ens. Religioso, em Pastoral Escolar e em Educação Moderna: metodologias, tendências e foco no aluno, mestre em Ciências da Religião e cursando Psicologia. 

Bahia será o último estado a realizar o Dia ANEC de 2023, no dia 6 de maio, em Salvador, com o tema A inclusão nas escolas católicas: desafios e possibilidades


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”