Aconteceu, nesta sexta-feira, 14/4, a primeira reunião do Fórum Permanente de Inteligência Estratégica do Ensino Superior da ANEC, o Intelligens. O grupo é formado por especialistas indicados pelas reitorias das instituições associadas e tem o objetivo de constituir um espaço colaborativo entre as IES católicas para a análise de dados e informações referentes à Educação Superior, com recorte específico no segmento confessional, que funcionará como uma comunidade de inteligência estratégica visando contribuir com os gestores das IES para um posicionamento no mercado e no mundo educacional mais assertivo e coerente.
De acordo com o secretário-executivo da ANEC, Guinartt Diniz, “o Intelligens é a oportunidade de incluir as IES associadas nos processos estratégicos da ANEC que trazem impactos na incidência política e na proposição dos encaminhamentos junto aos órgãos públicos”. A análise dos dados também visa auxiliar as IES na tomada de decisões, na garantia da sustentabilidade financeira a partir de estratégias baseadas em dados, na inovação acadêmica e na reflexão sobre os modelos de gestão atuais das IES católicas.
O trabalho do Intelligens assemelha-se ao de um grupo de pesquisa e vai se dedicar à exploração e análise de dados, extraindo cenários, tendências e conjunturas e entendendo as oportunidades, riscos e ameaças do cenário educacional brasileiro, especialmente no âmbito da educação privada, que envolvem competências relacionadas ao mercado educacional e à gestão financeira das instituições. O trabalho do grupo, materializado em relatórios, dossiês, análises e pareceres, vai subsidiar as decisões da alta liderança das instituições de ensino superior e suas mantenedoras.
As IES católicas que desejarem integrar o Fórum de Inteligência Estratégica devem enviar um ofício com as suas indicações, assinado pela Reitoria ao gerente da Câmara de Ensino Superior da ANEC, Gregory Rial.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”