Notícias

Inscrições para o Prouni começam nesta terça; consulta de bolsas já está em andamento

27/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Começa, nesta terça-feira (28), o processo de inscrição para candidatos que querem concorrer a bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidas milhares de bolsas integrais ou parciais (50% do valor da mensalidade) em instituições privadas de todo o país.

Podem se inscrever estudantes que participaram de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, com nota acima de zero na prova de redação. Candidatos que se inscrevem como “treineiros” não podem participar do Prouni.

As inscrições são feitas exclusivamente por meio do portal Acesso Único do MEC e vão de 28 de fevereiro a 3 de março. Para participar é preciso estar inscrito na plataforma Gov.br. Quem ainda não está cadastrado será redirecionado para criar a senha.

Antes mesmo do período de inscrições já é possível acessar a lista com as bolsas oferecidas, também no portal Acesso Único. Basta clicar em “Consulta de bolsas” para fazer a busca pelo nome da instituição ou por município.

As bolsas são oferecidas para estudantes que não têm diplomas de nível superior. É preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para poder concorrer a bolsas integrais. No caso das bolsas parciais, a renda mensal por pessoa é de até três salários mínimos.

No caso de professores da rede pública de ensino que se candidatem aos cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica não são aplicados os limites de renda.

Fies na próxima semana

Após o encerramento do período de inscrições e concessões de bolsas pelo Prouni, será aberto o processo de seleção para o Fies, que oferece financiamento estudantil para pagamento de mensalidades. As inscrições acontecerão entre os dias 7 e 10 de março, também pelo portal Acesso Único do MEC.

Texto: Brasil de Fato – Online
Edição: Vivian Virissimo


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”