Notícias

IES Católicas podem ser contempladas em programa de formação de professores da CAPES

30/05/2022
Por  ANEC Comunicação

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 30/05, o resultado parcial do Edital 8/2022, que trata do PARFOR, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O programa da CAPES tem o objetivo de contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

O resultado da 2ª Fase traz a relação dos cursos e vagas aprovados para a terceira fase. Nesta edição do programa, houve a inédita aprovação de 9 IES Católicas associadas à ANEC. Embora ainda haja mais etapas no edital para se chegar ao resultado final, esta aprovação parcial significa o reconhecimento da competência, eficiência e solidez da proposta pedagógica dessas instituições.

São elas:

  1. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) – 600 vagas por ano (2022 e 2023) para os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, em diversos campi da instituição.
  2. Universidade Católica Dom Bosco (UCDB MS) – 160 vagas por ano (2022 e 2023) para os cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia.
  3. Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO PE) – 320 vagas por ano (2022 e 2023) para os cursos de Letras e Pedagogia (primeira e segunda licenciatura).
  4. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP PE) – 480 vagas por ano (2022 e 2023) para os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Física História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
  5. Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE RJ) – 80 vagas por ano (2022 e 2023) para o curso de Pedagogia (primeira e segunda licenciatura).
  6. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS RS) – 41 vagas para o ano de 2023 em Pedagogia.
  7. Centro Universitário Assunção (UNIFAI SP) – 80 vagas por ano (2022 e 2023) para o curso de História.
  8. Centro Universitário São Camilo (CUSC SP) – 300 vagas por ano (2022 e 2023) para o curso de Pedagogia (primeira e segunda licenciatura).
  9. Universidade Católica de Santos (UniSantos) – 360 vagas para 2022 e 120 vagas para 2023 nos cursos de Letras-Inglês, Matemática e Pedagogia.

Vale ressaltar que, por ser uma iniciativa do Governo, os cursos são gratuitos para todos os professores. A Capes é responsável por repassar os recursos financeiros às instituições de ensino responsáveis pela formação. No entanto, fica sob responsabilidade das secretarias de Educação o fornecimento de material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.

A ANEC está acompanhando as IES associadas e formando um grupo de monitoramento, para apoiar as instituições na implementação do edital. As informações podem ser obtidas com a gerência da Câmara de Ensino Superior pelo e-mail ensinosuperior@anec.org.br.

 

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”