Líderes do Escritório Central da UBEC se reuniram ontem, dia 18 de março, para uma formação acerca da Campanha da Fraternidade 2025, que aborda o tema: Fraternidade e Ecologia Integral, e lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Alessandra Miranda, foi convidada para facilitar um momento de apresentação da Campanha, objetivos, possibilidades e desafios comuns.
Além disso, a formação também abriu um cenário de diálogo e partilha entre os gestores para reflexões sobre o tema, com o intuito de alinhar estratégias institucionais de acordo com a CF 2025 e demais projetos eclesiais possam se integrar no contexto do grupo UBEC.
“A pauta da ecologia integral se manifesta no Grupo de diversas formas, de modo muito concreto com a vivência do que chamamos na UBEC de Compromisso Integral. Por meio de uma política e de um relatório anual institucional, manifestamos nossa efetiva responsabilidade de cuidar da casa comum, à luz do magistério da Igreja, mas também do que preconiza os ODS da ONU e também as práticas de ESG. Responsabilidade que se materializa as inúmeras ações no cotidiano de nossas unidades educativas. O espaço de diálogo com gestores do EC é um momento ímpar de potencializar o nosso compromisso e efetivar a nossa ação.”, pontuou o coordenador de Pastoralidade do Grupo, Joaquim Alberto Andrade.
O termo Ecologia Integral vem sendo usado, por um chamamento do Papa Francisco, de forma inédita, que nos coloca diante de desafios de olharmos para a nossa Casa Comum de maneira completa, como indivíduos singulares, nos nossos relacionamentos com o Divino e com os próximos, e com o cuidado com toda a Casa Comum.
A Campanha da Fraternidade nos faz esse convite, além da contemplação da criação, como podemos agir – de forma prática e sustentável, para zelar pela Casa Comum que nos acolhe, como forma de compromisso e intenção verdadeira e perene de ações.
“A formação foi um momento significativo para reforçar nossa identidade institucional e eclesialidade. Também renovou nosso compromisso com a solidariedade, a justiça social e o cuidado com a casa comum, que são pilares da nossa missão. Momentos como esse contribuem para a troca de experiências e conhecimentos entre os líderes, além de nos oportunizar rever nossas práticas cotidianas à luz da pastoralidade.”, afirma o gerente interino de Inteligência de Mercado e Relacionamentos do Grupo UBEC, Paulo Henrique Martins.
Texto e imagem: UBEC
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”