Notícias

Fórum Nacional de Gestores da ANEC debate estratégias de marketing e captação para sustentabilidade da Educação Católica

16/06/2025
Por  ANEC Comunicação

Na tarde da última quarta-feira, 12 de junho, a ANEC promoveu mais uma edição do Fórum Nacional de Gestores, mediado pela Câmara de Mantenedoras, reunindo presidentes de mantenedoras, gestores educacionais e equipes de Comunicação e Marketing das instituições associadas para um diálogo estratégico sobre o futuro da Educação Católica no Brasil. O encontro foi realizado virtualmente e teve como tema central “Estratégias de marketing e captação para a sustentabilidade e missão da Educação Católica”.

A convidada foi Marília Fischer, especialista com mais de 11 anos de experiência na área, atual diretora de Marketing e Relacionamento da Ruiz Consultoria. Com uma trajetória sólida em captação e retenção de alunos, Marília compartilhou conhecimentos sobre como transformar o relacionamento com as famílias em um diferencial competitivo e pastoral para as escolas católicas.

Durante a apresentação, Marília destacou que o cenário atual exige das instituições uma postura proativa e estratégica na comunicação com suas comunidades. Segundo ela, “a matrícula acontece o ano todo — e a fidelização, também”. Ao mapear a jornada da família moderna, torna-se possível construir estratégias mais eficazes de aproximação e conversão, que considerem desde o momento da descoberta da escola até a permanência do aluno ao longo dos anos. Ela chamou a atenção para o fato de muitas instituições ainda comunicarem sua proposta de valor para públicos e canais errados, o que compromete diretamente os resultados.

Além disso, reforçou a necessidade de ações integradas entre os setores pedagógico, financeiro, administrativo e de comunicação para garantir a sustentabilidade das instituições. A gestão da permanência, com atenção especial à inadimplência, ao baixo rendimento e à satisfação das famílias, também foi abordada como parte essencial do planejamento estratégico. Marília trouxe ainda exemplos de boas práticas, como a criação de um setor dedicado ao relacionamento com o aluno e suas famílias, o uso de CRM para gestão de contatos e o acompanhamento de indicadores de desempenho em captação e fidelização.

Para ela, investir na qualificação das equipes, melhorar a estrutura e o ambiente escolar, ampliar a presença da marca nos canais digitais e offline, expandir projetos pastorais e fortalecer a formação humana são caminhos essenciais para tornar a escola católica sustentável e fiel à sua missão. Ao final do encontro, a palestrante reforçou que é possível inovar com segurança e relevância sem perder a essência que torna a Educação Católica única.

O fórum reforçou o compromisso da ANEC em apoiar suas associadas com formações relevantes e aplicáveis, contribuindo para que as instituições permaneçam sustentáveis, fiéis à sua missão e cada vez mais conectadas com as necessidades das famílias e estudantes. 

 


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”