Notícias

Formação sobre letramento digital e saberes digitais docentes reúne educadores em jornada promovida pela ANEC

08/05/2025
Por  ANEC Comunicação

Começou nesta segunda-feira, 6 de maio, a formação Educação Midiática e Informacional – Letramento digital: saberes digitais docentes, uma iniciativa da ANEC em parceria com a rede Alfamed Brasil. A proposta é aprofundar a compreensão sobre as competências midiáticas necessárias à docência em tempos de cultura digital, com foco na prática pedagógica crítica, ética e transformadora.

A abertura da formação contou com a participação das pesquisadoras Gabriela Borges, Thalita Rocha e Daiana Sigiliano, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que conduziram reflexões sobre literacia midiática, uso pedagógico dos multiletramentos e os desafios da informação no cotidiano escolar. A atividade também destacou iniciativas e marcos internacionais da UNESCO que reconhecem a importância da educação midiática e informacional como direito fundamental para a cidadania no século XXI.

Durante a mediação, foram abordadas questões, como o papel do professor diante da avalanche informacional, a importância da leitura crítica de diferentes formatos e gêneros midiáticos e o uso pedagógico da tecnologia de forma significativa e contextualizada.

A formação segue com mais um encontro online, no dia 13 de maio, gratuito para instituições associadas. A mediação será da Ir. Marcia Koffermann, doutora em Comunicação Social e mestre em Teologia Sistemática, que irá aprofundar as implicações pedagógicas e pastorais da cultura digital nas escolas católicas.


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”