Notícias

Evento celebrativo do Sinaes conta com presença da ANEC

05/05/2024
Por  ANEC Comunicação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) celebrou duas décadas de existência em um evento comemorativo organizado pelo INEP nos dias 25 e 26 de abril. 

O evento contou com a participação das principais autoridades da Educação e de especialistas. A ANEC marcou presença nos diálogos realizados, representada pela professora Fabiana Deflon, gerente da Câmara de Mantenedoras, e por gestores das instituições associadas. 

O Sinaes

O principal objetivo do Sinaes é analisar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Esse processo avaliativo leva em conta diversos aspectos, como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes coleta informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. Esses dados são utilizados para orientar as instituições de ensino superior e embasar políticas públicas, além de serem valiosos para a sociedade, especialmente para os estudantes, como um referencial sobre as condições dos cursos e das instituições.

A condução dos processos avaliativos do Sinaes é feita pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), com supervisão e coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O INEP, ao longo do evento, sinalizou sua intenção de revisar os métodos de avaliação por ocasião do evento comemorativo e salientou que uma consulta pública será lançada no segundo semestre. Além da revisão dos métodos de avaliação, foi proposta a criação de uma cesta de indicadores pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), visando aprimorar a supervisão do sistema. O objetivo é utilizar todos os dados disponíveis, incluindo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e outros, para gerar esses indicadores.

No encontro, foi citada a criação de dois novos indicadores: um para avaliar a empregabilidade e o sucesso dos graduados, e outro para acompanhar a trajetória dos alunos e os índices de evasão. A implementação do Enade anual para licenciaturas, juntamente com uma reformulação completa da prova, que incluirá mais itens e uma nova metodologia incluindo uma avaliação que envolve a parte prática, também foi explanada pelo Diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes), Prof. Ulysses Tavares Teixeira.


Remodal