Notícias

Enem abre período de inscrição para corretores da redação

14/09/2021
Por  ANEC Comunicação

Interessados em atuar como corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) devem realizar a inscrição até o dia 17 de setembro, sexta-feira, por meio do site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela redação da versão digital, impressa e da reaplicação das provas do Enem 2021.

Podem participar do processo seletivo:

  • Candidatos que não possuem cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no Enem (digital, manual ou reaplicação);
  • Precisa ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou produção textual;
  • Obter um smartphone ou um computador em boas condições para o trabalho;

Os corretores de redação irão avaliar as cinco competências: domínio da escrita formal; desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo; relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião; conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos. A nota variam de zero a mil (1000) pontos. Textos com até sete linhas ou que fogem sobre a temática estão entre os critérios para zerar na nota.

Até o presente momento, o Enem tem mais de três milhões de inscritos, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para a versão manual e digital e nos dias 11 e 12 de janeiro para as pessoas privadas de liberdade e da reaplicação.

CRONOGRAMA DOS AVALIADORES DA REDAÇÃO:

  • Seleção: 13 a 17 de setembro
  • Curso de Capacitação: 4 a 25 de outubro
  • Resultados: 3 de novembro
  • Capacitação On-line: 18 e 19 de novembro
  • Pré-teste: 20 e 21 de dezembro
  • Inicio da correção das provas: 22 de dezembro

Foto: GIULIANO GOMES ROMAN

ERRATA

No dia 8/3/23, postamos uma errata sobre a publicação sem os devidos créditos da imagem acima, na ocasião em que o texto foi publicado. Confira. 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”