Na tarde da última sexta-feira, 12 de setembro, gestores, professores e equipes técnicas das escolas católicas associadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) no Espírito Santo participaram de um encontro especial com a Arquidiocese de Vitória, realizado no Centro Católico de Estudos (CECATES).
Promovido pela Arquidiocese de Vitória, o encontro integrou a programação do Ano Jubilar da Esperança e reuniu representantes das instituições educacionais católicas do Estado em um momento de partilha e comunhão. O Conselho Estadual e o Fórum de Gestores da ANEC ES participaram a convite de Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese. O evento também marcou a abertura oficial da exposição “A Igreja de Vitória Peregrina de Esperança à Luz do Concílio Vaticano II”, inaugurada em 7 de agosto.
Com o objetivo de fortalecer os laços entre a Igreja e as escolas católicas, o encontro reafirmou o compromisso conjunto com uma educação evangelizadora, capaz de inspirar a esperança e o diálogo com a sociedade contemporânea. Durante sua fala, Dom Andherson destacou o papel essencial das escolas neste tempo de sinodalidade. “Este é um tempo de escuta e de comunhão. O papel das escolas católicas é essencial na evangelização e na formação humana. Estar aqui hoje é reafirmar nosso compromisso com uma educação que transforma, inspira e constrói esperança.”
A exposição organizada pela Arquidiocese oferece uma experiência imersiva em nove salas temáticas, além de uma intensa programação cultural e formativa que se estende até o fim do mês, incluindo oficinas, catequeses, laboratórios e visitas monitoradas.
Para a ANEC ES, encontros como este representam uma oportunidade estratégica de fortalecer a rede educacional católica do Espírito Santo, mantendo-a coesa, fiel ao Evangelho e atenta aos desafios da atualidade.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”