Notícias

Encontro com o Ministro da Educação

13/02/2019
Por  Verlindo

 

Um momento ímpar de encontro entre o Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e uma comitiva de reitores, aconteceu nessa terça-feira (12) no Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião, os reitores presentes foram liderados pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPMackenzie), juntamente com a reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF), membro do Conselho Deliberativo do CRUB, e os presidentes das associações por segmentos, prof. Silvio Iung, presidente da ABIEE; reitor João Otávio Bastos Junqueira, presidente da ABRUC; reitor Haroldo Reimer, presidente da ABRUEM; reitor Günther Lother Pertschy, presidente da ACAFE; reitor Ir. Paulo Fossati, presidente da ANEC; profa. Elizabeth Guedes, vice-presidente da ANUP; e reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente do COMUNG.

A oportunidade de reunir todos em um só momento proporcionou grande partilha de discussões relevantes acerca das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério no início desta nova gestão, além de afirmar que o MEC está à serviço das universidades e não ao contrário. Esse momento foi pronunciado pelo titular da pasta, Ministro Ricardo Veléz Rodriguez, que também aproveitou a oportunidade para agradecer a presença das Associações.

Ainda em seu discurso, o ministro enfatizou sobre a qualidade educacional na qual os alunos chegam nas Instituições de Ensino Superior, abrindo diálogo com os demais das tomadas de decisão do Ministério, colocando as Entidades presentes como detentoras também dessa melhoria, e sobretudo, dessa caminhada juntos em prol do mesmo objetivo. Veléz ainda declarou que a universidade pública é um patrimônio da nação e que nunca houve a intenção de passar para o domínio de empresa privada, porque o momento é de gerenciar este patrimônio e não privatizar.

O encontro contou com outras participações relevantes, tais como: o Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino do MEC, Weber Gomes de Souza; o Chefe de Gabinete do MEC, Tiago Tondinelli; e o secretário executivo do CRUB, prof. Afranio Gonçalves Castro.

A Associação Nacional de Educação Católica sempre estará próxima aos assuntos que fazem ligação intrínseca com suas associadas, porque entende que a mudança da qualidade educacional católica no Brasil deve ser colocado como um propósito do nosso papel como cidadão.

 

Foto: Andre Sousa/MEC

Fonte: CRUB

 

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”