Notícias

Educação de impacto e compromisso socioambiental marcam Relatório de Sustentabilidade 2024 da Rede Lius Agostinianos

06/08/2025
Por  ANEC Comunicação

Com quase 10 mil estudantes no Colégio Santo Agostinho e nas Escolas Sociais, a Rede Lius apresenta no documento dados importantes, como a redução de 28% no consumo de energia em suas unidades e a destinação correta de aproximadamente 124 toneladas de resíduos no último ano.

Educação transformadora, responsabilidade ambiental e compromisso social. Esses são os pilares que norteiam a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da Rede Lius Agostinianos, marca que representa as unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais e Unidades Socioeducacionais em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. O documento, lançado no dia 1º de agosto, está disponível em  https://redelius.agostinianos.com.br/sustentabilidade/relatorio/ e reúne os principais indicadores de 2024, reforçando o papel da instituição na construção de uma sociedade mais justa, consciente e solidária.

O Relatório 2024 evidencia avanços expressivos na agenda ambiental. Um dos destaques é a redução de 28% no consumo de energia elétrica em comparação a 2023. Esse resultado é viabilizado pelo compromisso das unidades do Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, Contagem, Gutierrez e Nova Lima, além da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), em BH, no Barreiro, e do Centro Agostiniano de Ecologia Integral (ilAli), em Mário Campos, com o uso de fontes sustentáveis. Todas possuem a certificação Cemig REC, que atesta o consumo exclusivo de energia elétrica gerada a partir de fontes 100% limpas e renováveis.

“Nosso propósito é transformar vidas a partir de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Transformar vidas, no entanto, não é um ato isolado. É um processo que se concretiza na relação com o outro, com a comunidade e com o planeta”, afirma o gestor de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Rede Lius, Rodrigo Mourão. Ele explica que a Rede destinou corretamente aproximadamente 124 toneladas de resíduos, entre eles materiais recicláveis, resíduos de construção civil e de serviços de saúde.

Em termos de reciclagem, 43 toneladas de resíduos passaram por compostagem e 19,79 toneladas foram recicladas. Já o cuidado com a biodiversidade se reflete no trabalho do ilAli, espaço conceitual que promove experiências educacionais ao ar livre em uma área com 260 mil m² de preservação ambiental e 7,33 hectares de Reserva Legal. Em 2024, foram doadas cerca de 180 mudas de árvores para a comunidade e 387 mudas seguem em desenvolvimento no berçário da unidade.

Educação de impacto: excelência e abrangência

As cinco unidades do Colégio Santo Agostinho (Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Gutierrez e Divinópolis) e as Escolas Sociais somam mais de 9,7 mil estudantes matriculados e, em 2024, registraram a marca de 1.257 premiações em olimpíadas do conhecimento. Os Programas de Ensino da Rede estão diretamente vinculados à Agenda 2030 da ONU, com o objetivo de promover um currículo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Além da excelência acadêmica, os investimentos em inovação pedagógica e a expansão para novas regiões evidenciam o compromisso da Rede Lius com a formação integral dos estudantes e com o desenvolvimento das comunidades onde está presente”, enfatiza Rodrigo Mourão.

Voluntariado: serviço, interioridade e transformação social

Com base nos princípios da interioridade, vida em comunidade e serviço à humanidade, o Programa de Voluntariado Agostiniano segue como um dos grandes destaques do relatório. Em 2024, 697 voluntários – entre estudantes e colaboradores – dedicaram 13.598 horas a iniciativas sociais em diversas frentes. “O compromisso da Rede é formar sujeitos capazes de fazer escolhas conscientes, comprometidos com a construção de seu projeto de vida e de uma sociedade verdadeiramente humanitária”, reforça o gestor da Rede Lius.

Unidades socioeducacionais

As Unidades Socioeducacionais da Rede Lius colocam em prática a missão agostiniana de promover inclusão social e garantir direitos por meio da educação e do cuidado integral. Em 2024, a instituição manteve a premissa:  a cada cinco estudantes do Colégio Santo Agostinho, um bolsista foi atendido gratuitamente. Foram concedidas 1.632 bolsas integrais na Educação Básica, com investimento superior a R$ 24 milhões, além de 302 bolsas de assistência social, que somaram mais de R$ 1,4 milhão em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

Em uma das Escolas Sociais, o Colégio AIACOM, no Rio de Janeiro, foram concedidas 650 bolsas de estudo, ofertadas mais de 293 mil refeições completas e realizados 750 atendimentos sociais, contribuindo significativamente para a segurança alimentar e o acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Em São Paulo, a Escola Santo Agostinho atendeu 265 bolsistas, promoveu a distribuição de 174 refeições e desenvolveu mais de 40 ações voltadas à cultura, cidadania e ao meio ambiente, fortalecendo o protagonismo juvenil e o engajamento comunitário.

Já a EPSA, em Minas, voltada à formação técnico-profissional e ao Ensino Médio, beneficiou 220 bolsistas em cursos de formação socioprofissional e certificou 149 novos profissionais em cursos técnicos, demonstrando o potencial transformador da educação socioprofissional.

A Rede Lius também realiza atendimentos sociais tanto nas Unidades do Colégio Santo Agostinho quanto nas Unidades Socioeducacionais, com foco em situações de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. A atuação é conduzida por uma equipe técnica composta por profissionais de Serviço Social e Psicologia, e todo o processo de atendimento é desenvolvido em articulação com lideranças, diretores, analistas e coordenadores das respectivas Unidades. Ao longo de 2024, foram realizados      4.917 atendimentos, consolidando a Rede Lius como um agente relevante de transformação social e promoção da dignidade humana.

Governança e futuro sustentável

O ano também foi marcado pelo fortalecimento da governança institucional, com a criação de novos comitês estratégicos e a integração da sustentabilidade à gestão escolar. Segundo Rodrigo Mourão, a consolidação de boas práticas de governança reflete a transparência e a responsabilidade com que a Rede conduz as ações. “Nosso compromisso é contínuo e coletivo. Trabalhamos para formar uma geração capaz de construir um futuro com mais justiça, empatia e consciência ecológica.”

Acesse o relatório completo em https://redelius.agostinianos.com.br/sustentabilidade/relatorio/.

Texto e imagem: Rede Lius Agostinianos


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”