Notícias

Dom Leomar Brustolin conduz conferência sobre a jornada da educação católica além do legado

26/03/2024
Por  ANEC Comunicação

O Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leomar Brustolin, conduziu a conferência sobre A jornada além do legado, na sexta-feira (22), durante o Fórum Nacional de Educação Católica. Ao iniciar a palestra, Dom Leomar fez uma reflexão sobre a realidade de algumas escolas e os desafios da educação. Também ressaltou o fato de as pessoas “estarem cada vez mais conectadas, deixando de viver o momento e com menos tempo para silenciar, refletir e discernir sobre a própria vida”. 

De acordo com Dom Leomar, as escolas católicas precisam valorizar a sua própria identidade e preservar a catolicidade. “Se você perde a identidade de Jesus Cristo, perdeu o seu rosto; não podemos deixar de insistir nos nossos valores, se a família não vive esses valores. A nossa concessão é pelo Evangelho ou pela Sociedade? O nosso projeto educativo não pode ser viajante, tem que peregrinar”, disse. 

Dom Leomar ressaltou a importância de manter a identidade católica da escola, que foi fundada com o propósito de manter Jesus Cristo no centro. “Ser católico é também ser dialógico, ecumênico, mas manter a identidade clara. Essa identidade se traduz na forma de ser, na forma de construir o pensamento, na forma de entender a realidade. Uma escola católica, em primeiro lugar, prima pela excelência no produzir o conhecimento, no transmitir a fé, no trabalhar para o bem comum. É uma escola aberta, é uma universidade aberta, que busca sempre o bem comum, mas que trabalha de alguma forma bem intensa para um humanismo integral e solidário”, disse.

Em relação ao Fórum Nacional de Educação Católica, promovido pela ANEC, Dom Leomar destacou que se trata de um “processo e não apenas um evento, porque tem um antes, um durante e um depois”. “Nós temos oportunidades, não só desafios. E buscar, no meio das dificuldades, sinais e luzes que possam mostrar aquilo que o Papa Francisco sugeriu como pacto educativo global se consolide”, declarou. 

Dom Leomar também apontou que a Igreja, os bispos, os padres e lideranças leigas exercem um papel importante no apoio às escolas e universidades católicas e precisam “reconhecer que a nossa história depende basicamente do processo educativo católico”. 

“Quantas cidades, quantos vilarejos, quantos lugares dependem da escola católica que chegou aqui para suprir uma necessidade urgente na época. Não havia condições de educação sem um apoio desses. Mas hoje, o legado continua e significa reforçar essas instituições. Eu diria que padres e nós, bispos, devemos reconhecer o valor dessas escolas e o que significa isso para evangelização”, disse o arcebispo.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”