Notícias

Dia ANEC PE reúne mais de 600 educadores para fortalecer a educação católica em Pernambuco

30/01/2026
Por  ANEC Comunicação

Mais de 600 educadores de Pernambuco estiveram reunidos, no último dia 21 de janeiro, no Teatro Madre Chantal, do Colégio Damas, no Recife, para o Dia Anec PE. O encontro formativo com professores de escolas católicas destacou o papel de cada integrante dos colégios, com inspiração em propósitos e transformação no ecossistema escolar. A proposta do evento foi multiplicar práticas de excelência e fortalecer a educação integral, que é cristã, humana e acadêmica.

O dia começou com reflexões importantes sobre os desafios da educação católica no contexto da contemporaneidade. A Pastoral Damas conduziu a abertura com dinâmicas teatrais, a apresentação do Coral Damas e a Leitura da Palavra. O Padre Augusto César abençoou todos os participantes do evento, representando o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Josivaldo Bezerra. A diretora-presidente, Iraní Rupolo, enviou uma mensagem especial a todos os educadores católicos do Estado.

“Este evento objetiva trazer reflexões sobre temas emergentes do contexto global e buscar contribuir para renovar propósitos e suscitar novas relações e metodologias que incidam em favor da educação católica”, afirmou.

A diretora do Colégio Damas e integrante da coordenação da ANEC PE, irmã Alcilene Fernandes, reforçou a importância da Associação em contextos diversos.

“A educação é uma missão nobre, que vai muito além da transmissão de conhecimentos. Ela é uma jornada de transformação, de construção de valores, de formação integral do ser humano. Ao longo dos anos, a Anec tem se destacado como uma instituição de excelência que congrega, articula e representa a educação católica no Brasil, com interlocução e incidência nos processos de construção de políticas educacionais”, destacou.

Para conduzir a formação do Dia ANEC PE, o evento contou com a Doutora em Educação e Mestra em Gestão de Instituições de Ensino Confessionais, Roberta Guedes. “A escola católica tem seu corpo escrito na Palavra de Jesus”, enfatizou a palestrante.

Por meio de partilhas, escuta e muita construção coletiva com o público, Roberta convidou os participantes a reforçarem sua pertença e sua capacidade de fazer a diferença na educação católica.

Texto e fotos: ColégioDamas


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”