Notícias

Dia ANEC Pará dá início às formações de 2024 com o tema Amizade Social e cuidado com a criação

12/01/2024
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) está empenhada em oferecer, aos educadores de suas associadas, bagagem para um ano letivo que transcenda a educação intelectual.

No dia 9 de janeiro, o Conselho Estadual da ANEC Pará, com o apoio do Escritório Nacional da associação, realizou o Dia ANEC para todas as escolas católicas do estado. O evento aconteceu no Colégio La Salle Ananindeua, sob o tema Amizade social e cuidado com a criação, e reuniu aproximadamente 500 educadores, a fim de unificar as respostas das escolas católicas da região referente às questões sociais e ambientais.

Os participantes contaram com a presença do Irmão Natalino Guilherme de Souza, 2° diretor vice-presidente da ANEC e presidente do Conselho de Administração do Marista Brasil, que trabalhou o tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2024, Fraternidade e Amizade Social.

Desenvolver o tema da CF já faz parte da grade curricular das escolas católicas e, segundo a Irmã Patrícia Silva, coordenadora do Conselho Estadual da ANEC PA e responsável pelo evento, o Dia ANEC foi um momento oportuno para trabalhar esse tema, em conjunto, pois, “nos encaminha para a vivência da unidade e irmandade como escolas católicas”.

As escolas católicas são lugares de relações, além da formação acadêmica, e estão comprometidas em formar o ser humano de forma integral, tendo em vista a formação  humana e cristã, que forma um cidadão do bem para a sociedade. E foi isso que o Irmão Natalino transmitiu aos educadores presentes durante sua fala. 

A outra palestra foi conduzida por Mário Tito, professor doutor em Relações Internacionais, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) da UNAMA e professor da Faculdade Católica de Belém. Tito abordou o tema COP 30: educar, cuidar e amar a criação, que trabalhou a consciência e importância de conhecer as diversas situações de mortes, da fauna e da flora, existentes na biodiversidade da Amazônia, para, assim, focar a educação para o cuidado com esse Bioma tão importante e necessário para a vida no planeta.

De acordo com a Irmã Patrícia, a questão socioambiental é uma realidade muito presente para os amazônidas. Geralmente, as escolas têm seus projetos sobre meio ambiente e suas atividades voltadas para o cuidado com a criação e “o Dia ANEC,  por meio do tema: Educar, Cuidar e Amar a Criação, quis trazer mais consciência sobre a importância de uma educação voltada para esse cuidado com a criação, que é a nossa casa comum, que sustenta nossas vidas”, resumiu a Irmã Patrícia. 

Explicando o Dia ANEC

O Dia ANEC tem o objetivo de, em um espaço que fomenta a inovação, gerar interação entre educação básica e ensino superior, fortalecer laços, incentivar reflexões e consolidar a identidade de uma educação católica.

O evento é pensado para atender as necessidades de cada região, o que contribui para uma educação integral que visa o futuro, atuando diretamente na construção de uma sociedade mais justa e consciente por meio da manutenção dos carismas deixados pelos fundadores de cada instituição que compõem a ANEC.

Dia ANEC em outros estados

Os associados de nove estados já têm data para participar do Dia ANEC. E já podem se inscrever pelo site da associação. Confira a programação:

  •       23 de janeiro – Dia ANEC Pernambuco
  •       27 de janeiro – Dia ANEC Goiás e Dia ANEC Rio Grande do Norte
  •       2 de fevereiro – Dia ANEC Espírito Santo
  •       3 de fevereiro – Dia ANEC Distrito Federal
  •       24 de fevereiro – Dia ANEC Amazonas e Dia ANEC Tocantins
  •       9 de março – Dia ANEC Rio de Janeiro
  •       16 de março – Dia ANEC Bahia

Acesse e confira todas as formações previstas aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”