Notícias

Dia ANEC DF: encontro da Educação Católica reúne mais de 450 educadores em Brasília

05/02/2024
Por  ANEC Comunicação

No dia 3 de fevereiro, o Colégio Carmen Sallés, em Brasília, foi palco de um encontro significativo para a Educação Católica no Distrito Federal: o Dia ANEC DF, que reuniu mais de 450 educadores das instituições católicas, proporcionando um espaço de oração, diálogo, reflexão e partilhas. 

A jornada teve início com uma celebração, especialmente conduzida pelo Padre Marcos de Ávila, que ressaltou a importância de termos sempre uma escuta ativa para entender o outro, conforme Jesus fazia. “Nossa ação educativa precisa ter a sensibilidade de Jesus’, afirma. Em consonância com o Dia de São Brás, santo que foi médico e protetor da garganta, o Padre Marcos realizou, ainda, a bênção das gargantas aos educadores. 

A palestra central foi realizada pela profa. Roberta Gontijo, educadora e gestora Educacional, ex-reitora da UCSal, com uma trajetória acadêmica voltada para Administração e Turismo, licenciaturas em Matemática e Pedagogia, especialização em Gestão Educacional, mestrado em Meio Ambiente e Turismo e doutorado em Filosofia. Sua apresentação, intitulada Repensar o ensino a partir de docentes e instituições transformadores, abordou a necessidade de inovação e adaptação ao mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), do desenvolvimento das soft skills e da formação integral, estimulando o diálogo e a troca de práticas inovadoras entre os participantes.


Segundo José Maria Pinheiro, coordenador do Conselho ANEC DF, uma das funções fundamentais da ANEC é atuar no cenário educacional brasileiro, no sentido de favorecer uma educação de excelência, em todos os níveis, e, em consequência disso, promover uma educação cristã, evangélica e libertadora, conforme está previsto nos Evangelhos e na Doutrina Social da Igreja. Essa educação tem o objetivo de formar integralmente a pessoa humana, tornando-a um sujeito ativo e partícipe na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse contexto, afirma, que “a oportunidade de nos reunirmos enquanto instituições católicas, sobretudo aqui no DF, dá-nos a possibilidade de dialogarmos sobre a nossa missão de escolas católicas e de alinharmos as nossas estratégias de missionaridade”.

Ainda para José Maria, o encontro teve um grande significado tanto para os gestores quanto para os educadores. “Primeiramente, porque conseguimos reunir quase quinhentos educadores, ou seja, foram muito significativos a adesão e o engajamento de todos, sobretudo porque o tema é bastante instigante e provocador. E, em segundo plano, tivemos a possibilidade de celebração e congraçamento de todos nós presentes e isso nos garante a alegria de ter a sensação de pertencimento”, conclui.

O Dia ANEC DF foi uma celebração da missão das escolas católicas, reforçando a importância da inovação e da colaboração para a construção de uma educação integral e transformadora.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”