Notícias

Dia A: organizações eclesiais promovem mobilização para encerramento campanha Amazoniza-te

28/07/2021
Por  ANEC Comunicação

A mobilização que finaliza as ações da campanha também chama atenção para as ameaças na região

Celebrar as conquistas da campanha Amazoniza-te e mobilizar toda a sociedade para a tomada de consciência em vista da Amazônia e seus povos é o objetivo do Dia A – Amazoniza-te, promovido pelas organizações eclesiais que compõem a campanha Amazoniza-te nesta quinta-feira, 29 de julho.

A ação inclui o lançamento de roteiro de roda de conversa e uma live celebrativa, que ocorre na quinta-feira (29), às 20h, além da divulgação de uma série de podcasts e materiais informativos sobre os desafios da realidade amazônica vivenciada por suas populações.

Como parte das celebrações, a organização da campanha divulga ainda uma série de reportagens que detalha, a partir de casos emblemáticos, o cenário de violência contra os povos amazônicos.

O coordenador de articulação da REPAM-Brasil, Paulo Martins, explica que a Campanha, iniciada há um ano e realizada em quatro etapas conseguiu mobilizar uma série de organizações sociais e eclesiais buscando dar visibilidade à realidade da Amazônia. De acordo com Martins a campanha chega ao final com um saldo muito positivo e com novas perspectivas. “Encerramos nessa semana apenas a campanha, pois o imperativo “Amazoniza-te”, agora, é parte das nossas ações e articulações. Nós, enquanto organizações que atuamos na Amazônia, temos a missão de contribuir para que toda a sociedade aprenda a conjugar e a viver o verbo amazonizar”, concluiu Paulo Martins.

A Campanha

Criada em julho de 2020, a campanha “Amazoniza-te” nasceu do diálogo entre organizações eclesiais e da sociedade civil a partir da necessidade de sensibilizar a opinião pública brasileira e internacional sobre o perigo ao qual está sendo exposta a vida na Amazônia. O desmonte dos órgãos públicos de proteção ambiental, o desrespeito contínuo da legislação, bem como ausência da participação da sociedade civil nos espaços de regulação e controle das políticas públicas também fomentaram a criação da campanha.

Integram a campanha Amazoniza-te o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Mídia Ninja e o Movimento Humanos Direitos (MHuD).  Apoiam a campanha a ANEC, as POM, o OLMA e a CRB Nacional.

A REPAM-Brasil e as organizações que integram a campanha Amazoniza-te divulgam nesta quinta-feira, 29 de julho, o roteiro da Roda de Conversa – Amazoniza-te. Lançado durante o Dia A da Amazoniza-te, a publicação propõe um roteiro para celebrar as conquistas da campanha e refletir sobre as ameaças à Amazônia e seus povos.

Clique aqui e faça o download do material.

Serviço

Dia A – Amazoniza-te
Data: 29 de julho
Contato: Comunicação REPAM-Brasil – (61) 98595-5278

Material de oração

Oração – Dia A – Amazoniza-te


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”