Nos dias 17, 24 e 31 de março, educadores, agentes de Pastoral e gestores escolares participaram do curso “Magistério da Igreja sobre a Educação”, promovido pelo programa PastoLAB, da ANEC, e conduzido pela diretora do setor de Animação Pastoral da ANEC, Ir. Carolina Mureb, e pelo coordenador do setor de Animação Pastoral, Gregory Rial. A iniciativa ofereceu uma imersão nos principais ensinamentos da Igreja sobre a educação, com base nos documentos do Concílio Vaticano II, em encíclicas e exortações papais, nas orientações do Dicastério para a Cultura e a Educação e em textos da CNBB e do CELAM. O objetivo foi aprofundar a compreensão dos fundamentos cristãos da educação, refletir sobre os desafios contemporâneos e capacitar os participantes para uma atuação pastoral e pedagógica alinhada à missão educativa da Igreja.
Durante três encontros, os participantes tiveram a oportunidade de estudar documentos fundamentais para a tradição educacional da Igreja. A primeira aula foi dedicada aos fundamentos do Magistério da Igreja sobre a educação, com a análise de textos como Divini Illius Magistri (1929), que estabeleceu as bases da educação cristã, e Gravissimum Educationis, declaração do Concílio Vaticano II sobre o papel da educação na Igreja. Também foram abordadas encíclicas como Populorum Progressio, que trata da educação como chave para o desenvolvimento humano integral, Fides et Ratio, que enfatiza a relação entre fé e razão na formação humana, e Caritas in Veritate, que discute a promoção da dignidade humana por meio da educação.
No segundo encontro, o foco foi a educação no Magistério contemporâneo e as diretrizes do Dicastério para a Cultura e a Educação. A partir dos ensinamentos do Papa Francisco, os participantes analisaram os princípios da Laudato Si’, que relaciona educação e ecologia integral, e da Fratelli Tutti, que reforça a importância da fraternidade universal na formação dos indivíduos. Também foram discutidos os desafios e princípios do Pacto Educativo Global, iniciativa do pontífice para promover um novo modelo educacional pautado na solidariedade e na sustentabilidade. Além disso, a aula abordou documentos do Dicastério para Cultura e Educação, como A Escola Católica (1977), Educar juntos na Escola Católica (2007) e Identidade da escola católica para uma cultura do diálogo (2022), que orientam a identidade e a missão das escolas católicas.
O terceiro e último encontro concluiu o estudo dos documentos do Dicastério e trouxe reflexões sobre a educação católica na América Latina e no Brasil, considerando as especificidades da realidade local. Foram analisadas as contribuições do CELAM, com destaque para o Documento de Medellín e o Documento de Aparecida,. O curso também incentivou o debate sobre os desafios enfrentados pelas escolas católicas no Brasil e a necessidade de manter a educação cristã como um espaço de formação integral do ser humano.
A iniciativa do PastoLAB permitiu aos participantes revisitar os documentos fundamentais da Igreja sobre a educação e, também, refletir sobre sua aplicabilidade no contexto atual. O curso fortaleceu a compreensão dos educadores sobre a missão educativa da Igreja e forneceu ferramentas para uma atuação mais alinhada aos valores cristãos. “Formação muito rica de ensinamentos que nos ajudam na nossa prática de educadores de ensino religioso nas escolas católicas e nos dão uma proporção que não estamos tão distantes e que a Igreja por meio de seus documentos nos orientam”, compartilhou o gestor Luis Davi Araujo Aguiar.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”