Notícias

Coronavírus: jornada de estudos dedicada à figura de Maria

02/04/2020
Por  ANEC Comunicação

“Maria no pacto educativo global? Experiências, conteúdos e perspectivas”. Este é o tema da jornada de estudos programada para quinta-feira (02/04), em videoconferência, promovida pela Pontifícia Academia Mariana Internationalis, entidade vaticana que tem como missão promover os estudos mariológicos, em vista de um serviço profícuo à pessoa humana e o desenvolvimento de sua dignidade inalienável.

Diplomatas, expoentes competentes do mundo econômico e produtivo, da sociedade civil e militar, junto com religiosos e teólogos de várias confissões religiosas, se reunirão virtualmente para discutir sobre a figura “cultural” de Maria e sua presença no novo pacto educativo que a emergência Covid-19 e a voz de suas vítimas tornam necessário e não mais adiável.

“Será um dia dedicado à escuta, à partilha de ideias e boas práticas, por uma cidadania inclusiva que saiba como desenvolver, com sabedoria, a fraternidade universal tão intensamente desejada e reafirmada na Declaração de Abu Dahbi (2019) no nome e no abraço da Mãe de Jesus, mulher judia, cristã e muçulmana”, informa os promotores da iniciativa.

A emergência devido ao coronavírus aumentou a necessidade de refletir juntos sobre as mudanças culturais e antropológicas que serão necessárias “se queremos reconstruir sistemas econômicos e sociais capazes de enfrentar e superar a fragilidade dos sistemas atuais, evidenciados dramaticamente pela pandemia e seus custos humanos, econômicos e sociais”, lê-se no comunicado.

Será um dia em que o encontro, o diálogo e o confronto começarão a se concentrar na preparação do pós-pandemia, a fim de descobrir juntos visões futuras que não perpetuam a lógica da emergência imediata e a imobilidade das estruturas econômicas e sociais. Tudo isso analisando o quanto a figura de Maria, em sua profundidade multicultural e transreligiosa, possa desencadear uma dinâmica de mudança, corresponsabilidade, solidariedade, justiça e paz.

 

Fonte: Vatican News


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”