Notícias

Colégio São José de Pelotas/RS celebra seus 109 anos

15/03/2019
Por  Verlindo

 

O Colégio São José completou 109 anos de história na terça-feira (19), data em que também se comemora o dia do santo padroeiro da instituição. Mantido pela congregação das Irmãs de São José de Chambéry, o colégio marca a vida de muitas gerações. Para celebrar o aniversário, a comunidade escolar participa de comemorações que se estendem até o final do mês.

No sábado (16), às 10h30min, acontece a celebração em ação de graças ao aniversário da escola, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. A missa é aberta ao público e será celebrada pelo padre Luiz Boari.

Durante toda semana, os alunos participam de atividades em sala de aula, relembrando a história da instituição, refletindo sobre o atual momento do CSJ e pensando em ações futuras. No dia 19, a escola irá celebrar a data com um momento ao final de cada turno, em que será cantado parabéns, tocado o hino do colégio e será realizada uma dinâmica de troca de abraços, envolvendo toda comunidade escolar.

O aniversário do colégio marca, também, o começo da campanha Gesto de Amor, que acontece até o final de março e visa à arrecadação de alimentos para comunidades carentes da cidade de Pelotas. As doações podem ser entregues na escola de 18 a 22, em plantões nos horários de entrada dos dois turnos (das 7h15 às 7h30min, pela manhã e das 13h15 às 13h30min, pela tarde) pela Portaria 3 (rua Gonçalves Chaves). Outra forma de doar para a campanha é abastecendo no Posto São José – a cada abastecimento, R$1,00 é doado para Gesto de Amor.

 

História

O Colégio São José foi fundado em 1910, através dos pedidos das famílias pelotense de uma escola para elevar o nível educacional das meninas. Com o decorrer do tempo, o educandário cresceu, incluiu a educação de meninos, foi ampliado e reestruturado nos seus espaços físicos, acompanhou as inovações tecnológicas e passou a contar com o auxílio de leigos, mantendo sempre os propósitos e o carisma das Irmãs de São José.

 

 

Fonte: Comunicação Colégio São José


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”