Liderando a agenda de incidência política e defesa da juventude no Legislativo, a ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) articulou e mediou uma visita estratégica ao gabinete do Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE), na Câmara dos Deputados, no dia 17 de dezembro. Sob a condução da Associação, a Diretora Executiva do CESAM/DF, Tatiana Furtado, e a analista comercial, Delecy Sousa, apresentaram aos assessores o impacto social da aprendizagem salesiana, consolidando um diálogo profético sobre o trabalho digno e a proteção dos direitos dos jovens em situação de vulnerabilidade.
O diálogo foi balizado pelos impressionantes índices de sucesso do Programa de Aprendizagem Salesiano. Dados consolidados de parcerias anteriores com a própria Câmara dos Deputados revelam que o CESAM/DF insere jovens no mercado e promove uma verdadeira “coreografia da inclusão”.
Para além dos números, a reunião destacou o papel do CESAM/DF como um farol na defesa dos direitos humanos. Como organização sem fins lucrativos mantida pelos Salesianos, o centro atua diretamente no combate ao trabalho infantil e na promoção do protagonismo juvenil.
A instituição possui uma presença ativa em espaços nacionais de incidência política, compondo coordenações colegiadas no Fórum Nacional da Aprendizagem e no Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Essa expertise foi compartilhada com os assessores de Carlos Veras, reforçando a importância de políticas públicas que protejam a “carne e a história” dos jovens brasileiros.
A mediação da ANEC nesta agenda reafirma a identidade da educação católica como uma “trama da evangelização” que se torna gesto concreto. Ao conectar o CESAM/DF ao legislativo, a ANEC cumpre sua missão de garantir que a voz dos mais pobres e a urgência da justiça socioambiental estejam no centro do debate político.
Como bem destacado nos depoimentos de servidores da Casa, o trabalho do CESAM/DF permite que o jovem tenha o contato com o primeiro emprego em um ambiente de respeito e remuneração justa, transformando a disciplina em razoabilidade e proximidade.
O encerramento deste encontro reafirmou que a transformação social não se faz com atos isolados, mas com a continuidade rigorosa do diálogo. Ficou evidente que a manutenção deste canal de comunicação entre o CESAM/DF, a ANEC e o poder público é o que garantirá o estabelecimento de uma mesa permanente de trabalho, onde o novo mapa de esperança desenhado hoje será navegado dia após dia para resgatar jovens da invisibilidade. Como afirma a tradição salesiana, educar é um ato de esperança. Com o apoio da ANEC, o CESAM/DF continua a brilhar como uma estrela na constelação educativa, mantendo alta a palavra da vida e a promessa de um futuro digno para todos.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”