Notícias

Cardeal Tolentino é o novo prefeito do Dicastério de Cultura e Educação da Santa Sé

26/09/2022
Por  ANEC Comunicação

A semana começa com novas nomeações na Cúria Romana, entre elas, a do cardeal português Dom José Tolentino de Mendonça. Nesta segunda-feira (26), o Papa o nomeou como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que na reforma da cúria romana corresponde à antiga Congregação para a Educação Católica.

O cardeal Tolentino nasceu em Funchal, na ilha portuguesa de Madeira, em 15 de dezembro de 1965. Foi ordenado sacerdote para a sua diocese de origem em 28 de julho de 1990, matriculou-se no Pontifício Instituto Bíblico em Roma no mesmo ano, obtendo a Licença em Ciências Bíblicas em 1992. Em 1995 ele se mudou para a capital de Portugal, servindo por cinco anos como capelão da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Tendo recebido a ordenação episcopal em Lisboa em 28 de julho, o Papa então o criou cardeal no Consistório de 5 de outubro de 2019.

No Brasil, Tolentino ainda trabalhou como docente enviado nas Universidades Católicas de Pernambuco e Rio de Janeiro, e na Faculdade de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Publicou vários livros e artigos nos campos da teologia e da exegese, bem como obras poéticas, também com base na linguagem literária e filosófica.

Novo secretário também é nomeado. Dom Zani vai para a Biblioteca Vaticana

O Papa Francisco também nomeou nesta segunda-feira (26) o Pe. Giovanni Cesare Pagazzi como secretário do mesmo Dicastério para a Cultura e a Educação. Ele é professor de Eclesiologia e Comunidade Familiar no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma, e também vice-diretor do Instituto de Ciências Religiosas Santo Agostinho, em Lodi. Desde outubro de 2021, é consultor do Dicastério para a Doutrina da Fé e colabora com o jornal vaticano L’Osservatore Romano.

Em 5 de junho deste ano, com a entrada em vigor da Constituição Apostólica Praedicate evangelium, a Congregação para a Educação Católica e o Pontifício Conselho da Cultura haviam sido suprimidos e suas respectivas competências atribuídas ao novo Dicastério para a Cultura e a Educação. À frente dos dois antigos dicastérios estavam, respectivamente, o cardeal Giuseppe Versaldi, 79 anos, e o cardeal Gianfranco Ravasi, que irá completar 80 anos no próximo dia 18 de outubro.

Já como novo arquivista e bibliotecário do Vaticano, o Papa Francisco nomeou dom Angelo Vincenzo Zani, arcebispo italiano de Volturno. Em 2002, nomeado subsecretário da Congregação para a Educação Católica, começou seu trabalho junto à Cúria Romana, passando a ser secretário da mesma congregação em 2012 até este ano, quando entrou em vigor a Praedicate evangelium.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”