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Captação e retenção de estudantes: Fórum Nacional de Gestores ANEC reflete sobre mercado educacional em fase de matrícula

19/10/2023
Por  Jackeline Nascimento

Conforme dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mais de 17% das crianças e jovens estudantes frequentam colégios particulares no Brasil. Para manter-se relevante neste quadro, as instituições de ensino privado precisam considerar estratégias para reter e atrair alunos. O Fórum Nacional de Gestores da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) recebeu o especialista em marketing e comunicação Alcino Ricoy para debater o assunto e refletir acerca de métodos que podem fortalecer a marca das instituições católicas como estratégia de fidelização e captação.  

O evento online aconteceu no dia 05 de outubro e contou com a participação de gestores educacionais das associadas da ANEC.

Alcino comenta que o mundo mudou e as escolas também precisam se adaptar. “Primeiramente, precisamos saber que a aula é o coração da escola. Mesmo uma instituição moderna e conectada com o mundo digital, não terá relevância sem considerar a sala de aula. Da mesma forma, o atendimento é o coração de uma nova matrícula e o relacionamento é o cérebro que conquista um novo aluno. É neste momento que nós precisamos focar no encantamento das famílias. Atendimento e relacionamento andam juntos”, explica. 

Ele afirma que vivenciamos a era da informação simultânea, multiplataforma e conectada e, nesse cenário, não é mais possível trabalhar fora do mundo digital. “Você precisa saber como está o posicionamento da sua instituição nas principais plataformas de busca na internet, se o seu site é responsivo, atrativo, com conteúdo de qualidade e rapidez no acesso. Além disso, é necessário que a página de contato – espaço no seu site que o visitante acessa para entrar em contato com você – seja eficiente e ágil nas respostas. Também é importante atuar em diferentes canais e considerar que o público vai buscar pela escola em outras redes”, diz. “Estes pontos de atenção compõem o que eu chamo de ‘interressômetro’ da matrícula e representa alguns aspectos que precisamos considerar para provocar interesse nas famílias para que venham fazer parte da  nossa comunidade”, explica.

É essencial, aponta Alcino, compreender que o processo de comunicação é digital, mas o relacionamento deve ser pessoal. “A partir de pontos de contato direto com as famílias – que precisam ser mantidos com eficiência – precisamos trazê-las para a escola para que possam conhecer nossos projetos e diferenciais, concebendo o atendimento como fundamental para fidelização. Toda a comunidade escolar precisa viver uma experiência espetacular em cada contato e em todos os espaços da instituição”, comenta. “Vale ressaltar que a família e o aluno precisam de uma mensagem unificada ao longo de todo o processo e os resultados comunicacionais devem ser mensurados diariamente”, finaliza.

A Irmã Marli Araújo (Presidente da Câmara de Mantenedoras da ANEC) que conduziu a reunião encerrou destacando a necessidade de fortalecermos o espaço de diálogo no Fórum Nacional dos Gestores das Mantenedoras, diz que é essencial que cada mantenedora associada à ANEC esteja representada no Fórum, pois sempre estaremos tratando de assuntos relevantes e que impactam positivamente as mantenedoras. 


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