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ANEC reforça engajamento em discussão sobre as Diretrizes Orientadoras para a Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Educação Nacional

16/10/2025
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) marcou presença na audiência pública realizada no Senado Federal, em 14 de outubro, que debateu o Parecer sobre as Diretrizes Orientadoras para a Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Educação Nacional, elaborado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O encontro, liderado pela Senadora Teresa Leitão (PT-PE), reuniu especialistas, gestores educacionais e representantes de entidades da sociedade civil em torno de uma pauta estratégica: o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação como dimensões estruturantes da educação nacional.

A ANEC foi representada pelo Prof. Dr. Ir. Paulo Fossatti, membro do Conselho Superior da Associação e relator do tema no CNE, que destacou a importância de um pacto nacional pela CT&I na educação. Em sua fala, o professor ressaltou que “se queremos ciência, inovação e tecnologia como um pacto nacional, precisamos nos associar com todas as iniciativas que colaboram com esse novo conceito de ciência. É essencial dedicarmos um eixo à formação dos professores — desde a educação infantil até a pós-graduação —, promovendo formação continuada e o fortalecimento da pesquisa aplicada.”

A audiência também contou com a apresentação do Prof. Dr. Max Damas, pesquisador externo da Comissão de CT&I e assessor da Presidência da Fundação Oswaldo Aranha e do SEMERJ. Em sua exposição intitulada “O Presente como Encruzilhada Histórica”, o professor destacou a transição entre paradigmas educacionais e sociais, analisando os desafios do século XXI e a necessidade de integrar ciência, tecnologia e humanismo no currículo escolar.

Entre os principais pontos abordados pelo Prof. Damas estiveram:

  • A integração entre ciência, tecnologia e humanismo, sustentada por currículos dinâmicos e centrados na aprendizagem personalizada.
  • A promoção da Ciência Aberta, em consonância com as recomendações da UNESCO, como instrumento de democratização e diálogo entre saberes científicos e populares.
  • O fortalecimento do ecossistema nacional de inovação, baseado em políticas públicas integradas, cooperação interinstitucional e redes colaborativas de aprendizagem.
  • A implementação de diretrizes por meio de modelos participativos e descentralizados, com indicadores institucionais próprios, parcerias com arranjos locais e startups e formações interdisciplinares orientadas por desafios reais.

Como parte de seu compromisso com o avanço das políticas educacionais, a ANEC contribuiu ativamente com a elaboração da minuta da Resolução, por meio da Nota Técnica nº 007/2025, encaminhada à Comissão de CT&I do CNE.

Confira a Nota Técnica produzida pela ANEC, clicando aqui.

Agenda de Incidência Política da educação católica

Durante a ocasião, representantes da ANEC entregaram à senadora Teresa Leitão a Agenda de Incidência Política da Educação Católica, reforçando o diálogo entre a instituição e os parlamentares sobre os desafios e prioridades da educação católica no país.

Ao defender a integração da ciência, tecnologia e inovação na formação integral, a ANEC reforça a missão de promover uma educação católica de excelência, humanizadora e comprometida com o desenvolvimento sustentável e social do país.

Foto: Mariana Leal/Gab. senadora Teresa Leitão


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