A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) promoveu uma importante reunião, no dia 10/5, com gestores das instituições associadas do Rio Grande do Sul para debater os desafios e ações emergenciais diante das recentes inundações no estado. A reunião, coordenada pela ANEC RS, foi um importante momento de escuta sobre os desafios vivenciados pelas instituições e pela comunidade gaúcha como um todo.
Com a participação de cerca de 60 instituições católicas, o encontro teve início com uma oração feita por Pe. Fabiano, seguida pelas palavras de Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que reconheceu e agradeceu o esforço das instituições ligadas à Igreja no acolhimento e assistência aos afetados.
Durante a reunião, Pe. Sérgio Mariucci, presidente do Conselho Superior da ANEC, ressaltou a importância da fé e da solidariedade neste momento difícil, destacando o papel estratégico das instituições educacionais católicas na reconstrução do estado. Ir. Iraní Rupolo, vice-presidente da Associação, enfatizou a união e colaboração da educação católica e da Igreja para encontrar soluções efetivas e não paliativas, visando ajudar de forma significativa os alunos e a comunidade como um todo.
A ANEC reforçou o apoio à campanha da CNBB Região Sul 3, compartilhou o ofício enviado aos parlamentares com o pedido de um plano emergencial e apresentou propostas de um plano de ação para, inclusive, aprofundar as discussões na próxima reunião da Diretoria com os órgãos públicos, envolvendo Educação Básica, Ensino Superior, Mantenedoras e Pastoral, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília.
Em conjunto, foi definido que serão realizadas reuniões semanais entre a ANEC e os gestores das instituições associadas do RS para que possam dialogar sobre o cenário atual e, assim, definir ações importantes no coletivo para as semanas seguintes. Neste primeiro encontro, ficou acordado que não há condições de as instituições retomarem as aulas na semana de 13 a 18/5, visto que a estrutura das universidades e escolas está cedida para o acolhimento e abrigo de milhares de vítimas, além das equipes das instituições católicas estarem envolvidas na missão de apoiar os desabrigados. Diante da definição, a ANEC elaborou uma carta à comunidade educativa, que foi compartilhada com as instituições.
Este importante encontro realizado pela ANEC foi marcado pela união de esforços e pelo compromisso de buscar soluções e apoio mútuo para a reconstrução do estado e o auxílio às comunidades afetadas.
Durante a reunião ficou acordado, ainda, a necessidade de realizar uma segunda reunião com as instituições que representam o Ensino Superior comunitário e confessional do estado, a fim de unirmos forças para ações coletivas em defesa das instituições filantrópicas de ensino. Ficou decidida, também, a criação de um comitê de crise com o SINEPE, a Secretaria de Educação, o Conselho Nacional de Educação e as instituições representativas das comunitárias e confessionais.
Seguiremos juntos em prol do apoio às vítimas do Rio Grande do Sul e pela educação de qualidade social, justa e fraterna!
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”