Celebra-se, em 15 de maio, o Dia do Assistente Social, que, a partir da formação em Serviço Social, tem como objeto de trabalho o aspecto social em suas diversas expressões. Para comemorar e refletir sobre a importância desse profissional, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promoveu, na data, uma formação virtual sobre a assistência social. Para o encontro, a ANEC recebeu assistentes sociais parceiras especialistas em diferentes áreas do setor da instituição para compartilhar experiências.
Assistência
Para tratar sobre assistência no campo do serviço social, as profissionais Cristiane Michette e Iara Nogueira propuseram apresentar a experiência vivida no Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Belo Horizonte (FOSC) – um espaço de articulação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) da política de Assistência Social da capital mineira. “Nosso papel é justamente fortalecer a participação social no âmbito público e privado e nós criamos um ambiente de escuta, debate, reflexão, amparo e compartilhamento de informações a partir do FOSC”, afirma Cristiane. “Essa iniciativa nos permite reunir diversos atores e instituições para enxergarmos nosso dever no âmbito coletivo e na articulação com o poder público e poder atuar com maior veemência em nossas responsabilidades, a partir do diálogos que realizamos ocasionalmente no contexto da nossa atuação”, compartilha Iara.
Saúde
No âmbito da saúde, a assistência social opera amparando os pacientes e seus familiares, garantindo a defesa dos direitos humanos e sociais. Andreia Vieira atua em uma maternidade do estado do Paraná e compartilhou um pouco de seu cotidiano. “Nós estamos sempre trabalhando junto às equipes e reforçando o nosso papel dentro do hospital. Oferecemos apoio necessário a pacientes e acompanhantes através de orientações e conversas para gerar conforto e segurança durante os tratamentos, além de diversas atividades, envolvendo integração, campanhas de conscientização, serviços e facilitações às pessoas. Está em nosso escopo também realizar o acionamento dos equipamentos de proteção para o acompanhamento dessas famílias quando necessário, bem como, instruir acerca de procedimentos burocráticos e documentações”, explica.
Educação
Já no contexto educacional, o serviço social pode contribuir para a efetivação da democratização da educação, ampliando o acesso e permanência do aluno na escola, por meio de ações e diálogos de forma intersetorial e multidisciplinar, que aproximam a escola, a comunidade, a família e a sociedade. Para Leila Pizzato, que atua nesta esfera há mais de 15 anos, a maior e principal habilidade desses profissionais é trabalhar as relações: “nós trabalhamos com pessoas e cada resultado que construímos são indivíduos diretamente impactados. Por isso, precisamos agir em rede, sempre dialogando e trocando experiências. Dentro das escolas, principalmente, o assistente social não trabalha sozinho; o pedagógico precisa estar sempre junto, respeitando as particularidades de cada área”, defende.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”